Polícia apreende arma falsa, facas e estiletes em colégio militar de Manaus
A polícia Militar apreendeu nesta terça-feira (11), sete facas, dois canivetes, dois simulacro de armas de fogo, estoque de tesoura e spray de pimenta caseiro, encontrados na mochila de quatro alunos do Colégio Militar da Polícia Militar IV – Áurea Pinheiro Braga (CMPM IV), na zona leste de Manaus.
De acordo com imagens registradas pela mãe de uma das crianças e compartilhadas em grupos de WhatsApp nesta quarta-feira (12), elas estavam sendo encaminhadas de forma arbitrária, junto com os adolescentes à delegacia para prestar esclarecimentos sobre as armas encontradas nas mochilas das crianças.
No áudio, as crianças choram bastante enquanto a mãe pede autorização para filmar.
“Mães vocês permitem eu filmar o filho de vocês, o que a gente tá passando?
Diante da afirmativa a mãe continua:
“Isso são as crianças do CPM 4 sendo acusadas pelo capitão. Nós pais estamos sendo levados para polícia, para o menor infrator pra responder pelos materiais perfurocortantes que eles estavam na bolsa, não foram ouvidos na escola e agora tá assim nessa situação, as crianças sendo expulsas da escola indo pra delegacia”, finaliza a mãe.
Em nota, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto confirmou a apreensão dos adolescentes e disse que as apreensões foram feitas após denúncias.
“A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Militar (PM) realizou na terça-feira (11/04), uma ação no Colégio Militar da Polícia Militar IV – Áurea Pinheiro Braga (CMPM IV), na zona leste, e identificou materiais perfurocortantes na mochila de quatro alunos”, diz a nota.
A secretaria informou ainda que na ocasião foram encontrados: sete facas, dois canivetes, dois simulacro de armas de fogo, estoque de tesoura e spray de pimenta caseiro. Seguindo o protocolo do Nise, os pais e responsáveis dos alunos foram acionados e foram encaminhados para a Delegacia Especializada em Atos Infracionais (Deaai).
Nesta quarta-feira (12), o Núcleo de Inteligência em Segurança na Escola (Nise), identificou 25 adolescentes envolvidos em ameaças contra escolas da rede estadual e municipal de ensino. De acordo com o comitê, os alunos, todos menores, são autores das ameaças propagadas na internet, tendo como possíveis alvos escolas localizadas nas zonas norte, leste, centro-sul, oeste e centro-oeste de Manaus.
As denúncias sobre ameaças de ataques podem ser feitas pelo whatsapp 92) 99414-0480 e via e-mail: escolasegura@seduc.net. O canal garante a preservação do sigilo das informações do denunciante. As denúncias também podem ser feitas pelo 190 e 181.