O prefeito de Parintins, Mateus Assayag, recepcionou neste sábado (26), três estudantes de medicina da Universidade de Keio, em Tóquio – Koji Kawakami, Tomota Harita e Mira Namba que iniciam um intercâmbio de uma semana na Unidade Básica de Saúde (UBS) fluvial Lígia Loyola. A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Parintins, o Consulado do Japão em Manaus, apoio local da Associação Nipo-Brasileira de Parintins, e visa fortalecer a cooperação internacional na área da saúde pública. É o segundo ano consecutivo em que estudantes da universidade japonesa acompanham o trabalho de atenção básica na zona rural do município.
Durante o encontro, que também contou com a presença do cônsul do Japão em Manaus, Seiji Shina, o prefeito destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento das políticas públicas de saúde e o intercâmbio de saberes entre culturas distintas. “As parcerias são fundamentais para que a nossa Parintins avance, cresça e tenha cada vez mais progresso. Essa com o Japão é muito especial. Receber estudantes de medicina da Universidade de Keio pelo segundo ano consecutivo é um grande reconhecimento do trabalho que realizamos na zona rural. Eles vem somar com nossas equipes, aprendem com nossa realidade e nos ajudam a levar mais saúde para quem vive nos lugares mais distantes da cidade. Isso mostra que Parintins tem uma gestão que olha para o futuro, que busca conexões globais para melhorar a vida do povo”, afirmou Mateus Assayag.
A atuação dos estudantes japoneses será na UBS fluvial Lígia Loyola, que atende comunidades ribeirinhas com serviços de atenção básica em saúde. A proposta é que os alunos participem da rotina de atendimentos e conheçam de perto os desafios e soluções da assistência em regiões de difícil acesso.
O professor coordenador da atividade no Brasil, Léo Hida destacou o impacto da experiência para os visitantes. “É a primeira vez que esse grupo vêm ao Brasil, e ver como funciona uma UBS fluvial é algo totalmente novo. Lá no Japão não existe esse tipo de atendimento. Eles estão muito impressionados com a estrutura e com a forma como o cuidado chega às populações mais isoladas”, disse.
A coordenadora da Saúde Rural de Parintins, enfermeira Elize Farias, ressaltou que a presença dos estudantes também representa uma oportunidade de valorização do trabalho realizado pela equipe local.
"São estudantes que trazem conhecimentos para engrandecer ainda mais o que fazemos na saúde rural de Parintins, que é referência junto a nossas comunidades ribeirinhas. Na gestão do prefeito Mateus Assayag a gente percebe que as parcerias estão avançando", salientou.
Texto: Márcio Costa
Fotos: Pedro Coelho - SECOM
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)
Sensação
Vento
Umidade