E-mail

contato@site092.com

WhatsApp

(92) 999283-XXXX

Calhau-ApexBrasil
Amazonas

Policiamento ostensivo e aproximação com a população reduzem roubos a residências em 47% nas zonas centro-oeste e centro-sul de Manaus

Resultados de 2025 refletem a atuação integrada das Forças de Segurança do Amazonas...

10/02/2026 14h55
Por: Redação
Fonte: Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Resultados de 2025 refletem a atuação integrada das Forças de Segurança do Amazonas

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Fotos: Victor Levy e Fábio Alves/SSP-AM

A intensificação do policiamento ostensivo e a aproximação direta das Forças de Segurança do Amazonas com a população resultaram em uma redução de 47% nos roubos a residências nas zonas centro-oeste e centro-sul, de janeiro a dezembro de 2025. Os dados do Centro Integrado de Estatística (Ciesp) da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) demonstram o impacto positivo das ações preventivas adotadas nas duas zonas.

O destaque é a área de atuação da 16ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), que registrou uma queda expressiva de 92,83% nos roubos a residências, reforçando a eficácia do policiamento ostensivo nos bairros Adrianópolis, Aleixo e conjunto Petros.

“Nós estamos trabalhando com um contato mais próximo à comunidade, fazendo o Policiamento de Relacionamento de Comunitários e Visibilidade (PRCVs), que são os pontos de reconhecimento junto à comunidade e de visibilidade em locais estratégicos onde estavam ocorrendo roubos a residências”, explicou o comandante da 16° Cicom, major Diego Pimentel.

O major destacou ainda a importância da comunicação direta entre moradores e policiais. “Estamos sempre à disposição, deixando nosso telefone de linha direta para acionamentos mais ágeis, para que consigamos reduzir cada vez mais esse índice na nossa área”, afirmou.

Redução de roubos também é registrada na área da 10ª Cicom

A área de atuação da 10ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), na zona centro-oeste que abrange os bairros Alvorada, Dom Pedro, Ajuricaba e os conjuntos Kissia e Débora, também apresentou redução nos índices de roubos a residências.

“O policiamento da 10ª Cicom se desenvolve de forma integrada, envolvendo o policiamento ostensivo convencional, a Rede de Vizinhos Protegidos (RVP) e diversas operações que vêm sendo realizadas justamente para melhorar essa aproximação entre a comunidade e a segurança pública”, explicou o comandante da unidade, major Anderson Cordeiro.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Fotos: Victor Levy e Fábio Alves/SSP-AM

Segundo o comandante, a Rede de Vizinhos Protegidos tem papel fundamental nesse processo. “É uma ferramenta importante de integração entre a segurança pública e a sociedade. A população passa por um processo de orientação, há interação direta com os moradores e, por meio de grupos, conseguimos ser acionados para um atendimento imediato. As visitas também geram relatórios que subsidiam operações futuras, aumentando o policiamento em áreas específicas”, destacou.

População ressalta presença e eficiência das polícias

Morador do bairro Aleixo há 46 anos, o aposentado José Tupano, destacou a presença constante da PMAM como fator determinante para a tranquilidade da região.

“A 16° cicom é espetacular. Há uns cinco anos nós não temos mais a presença de bandidos, não aparece mais nada aqui porque eles estão sempre passando. Nós ficamos tranquilos e gratos à Polícia Militar, que faz esse serviço e se tornaram amigos da população. Quando a gente precisa de alguma coisa, é só ligar que eles vêm”, ressaltou.

Outro morador da área, Nasson Carvalho, reforçou a sensação de segurança proporcionada pelo patrulhamento frequente. “Traz muita segurança e quando passa uma viatura, ficamos mais tranquilos e sabemos que estamos protegidos”, disse.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários