Mobilidade policial e tempo de resposta em ocorrências com trânsito intenso ganham agilidade com a Companhia de Motos Rocam

Foto: Divulgação/ PMAM
Na rotina acelerada de uma cidade em constante crescimento, o trânsito congestionado soma-se às características de uma geografia urbana composta por becos, vielas e ruas estreitas que desafiam diariamente o trabalho da segurança pública. Neste contexto, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), instituição responsável pelo policiamento ostensivo, vem intensificando as ações preventivas com o emprego de equipes em motocicletas, por meio da Companhia de Motos das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam).
De acordo com o comandante da unidade especializada, tenente-coronel Renan Carvalho, a modalidade de motopatrulhamento ostensivo permite que as equipes policiais atuem com mais agilidade em pontos considerados críticos, a exemplo de horários de grande circulação de veículos e em bairros que são formados principalmente por becos e vielas, onde a entrada das viaturas convencionais não é possível.
“Utilizamos as motos principalmente nos corredores viários e nos horários de pico. Mesmo com o trânsito carregado, elas conseguem chegar com rapidez”, destacou o comandante.
O comandante da Companhia de Motos da Rocam relata ainda que a unidade especializada concentra o patrulhamento ostensivo nos períodos de maior congestionamento do trânsito, entre 5h e 8h da manhã e das 15h30 às 19h30. Nesse período, as equipes policiais da Rocam Motos se posicionam em eixos estratégicos, como as interligações entre as zonas leste e centro-sul, que abrangem a ligação entre as bolas do São José, Coroado e Jorge Teixeira.
“Recentemente, em uma ocorrência de roubo no bairro Coroado, as motos realizaram a prisão dos suspeitos porque avançaram pelos corredores do congestionamento, chegando antes das viaturas de quatro rodas”, explicou o comandante da Rocam.
Treinamento especializado
O policial militar que integra as equipes de Motos da Rocam participa de um treinamento intenso que exige elevado preparo físico e psicológico. A capacitação inclui disciplinas específicas como tiro embarcado, que se trata de uma técnica de alta complexidade em que o garupa utiliza armamento de longo alcance. O domínio técnico é rigoroso para garantir que o uso da força ocorra apenas em situações extremas, preservando a vida de terceiros e da equipe policial no ambiente urbano.
O curso dura em torno de 30 dias e os profissionais são submetidos a situações de estresse extremo para simular a realidade das ruas. Tudo isso com o objetivo de garantir um atendimento ágil em qualquer localidade da cidade. “Os policiais chegam a permanecer 24 horas acordados em atividade contínua. Precisamos que o profissional saiba raciocinar e dialogar sob pressão, especialmente em ocorrências de alto risco”, afirmou o comandante da Rocam.
Novas motocicletas
No ano passado, o governador Wilson Lima, entregou 100 motocicletas para a Polícia Militar do Amazonas que foram destinadas à unidade especializada das Rondas Ostensivas Cândido Mariano. O investimento integra o programa Amazonas Mais Seguro e fortalece as ações da Rocam Motos na capital e Região Metropolitana de Manaus. Com o reforço de novas motos, a frota da Rocam salta de 30 para 100 motocicletas operacionais.
As motos que vinham sendo utilizadas, do modelo BMW GS 850 cilindradas, deram lugar às novas BMW F900cc, mais modernas e potentes. A tecnologia embarcada, aliada à agilidade dos condutores treinados da Rocam, permite uma atuação mais eficaz, principalmente em áreas de difícil acesso, corredores viários e comunidades com alta incidência criminal.
Criada originalmente para patrulhar áreas de risco com agilidade, a Rocam Motos foi reativada em 2019 na gestão do governador Wilson Lima. A unidade tem atuação destacada no combate a crimes em coletivos do transporte público, paradas de ônibus, estabelecimentos comerciais e regiões com maior vulnerabilidade.
Sensação
Vento
Umidade



