A ação integrada fiscalizou sete estabelecimentos e identificou irregularidades e presença de adolescentes


Bares, adegas e estabelecimentos similares foram fiscalizados na noite de sábado (24/01) e na madrugada deste domingo (25/01), durante a Central Integrada de Fiscalização (CIF). A ação, realizada nas zonas norte e centro-sul de Manaus, esteve em sete estabelecimentos, sendo que dois deles foram autuados pelo Juizado da Infância e Juventude (JIJI), pela venda de bebida alcoólica para menores.
Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), a CIF é realizada de forma integrada com a participação de órgãos da esfera estadual, municipal e de empresas privadas.
O titular do 5º Distrito Integrado de Polícia (DIP), delegado Mauro Soares , explicou que a ação teve como foco principal bares e adegas monitorados pela inteligência e por denúncias realizadas pela população.
“A CIF de hoje tem como intuito a fiscalização de bares e adegas, principalmente na Zona Norte, com o intuito de fiscalizar, ver as irregularidades desses estabelecimentos e trazer mais segurança e bem-estar para os usuários desses locais que estão sendo fiscalizados”, destacou a autoridade policial.

Foto: Victor Levy/SSP-AM
Durante as atividades, dois estabelecimentos, localizados na zona norte, foram notificados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) por não possuírem os documentos Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e Auto de Conformidade de Processo Simplificado (ACPS). Além disso, um dos estabelecimentos e mais dois locais na zona norte apresentaram irregularidades na parte elétrica e tiveram o fornecimento de energia suspenso pelos agentes da Amazonas Energia.
Presença de adolescentes
Após o recebimento de uma denúncia, as equipes da CIF se deslocaram a um espaço localizado na rua Lima e Silva, no bairro Parque Dez de Novembro, onde flagraram diversos adolescentes ingerindo bebidas alcoólicas. Os responsáveis foram autuados e notificados pelo Juizado da Infância e Juventude Infracional. Durante a ação, o local ainda teve o fornecimento de energia interrompido pela Amazonas Energia.
Segundo a chefe de fiscalização do JIJI, Iane Geber, o órgão atua para coibir a venda e o consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade. Em casos de irregularidades, os estabelecimentos flagrados vendendo álcool a adolescentes são notificados e multados.

Foto: Victor Levy/SSP-AM
“Nós estamos com a CIF, encontramos vários adolescentes bebendo e logicamente o papel do juizado aqui é atuar nos bares que estão aqui, vendendo bebida alcoólica para menor. Isso realmente não pode e nós já conversamos, vamos atuar. O que ocorre é o seguinte, tem uma multa de 10 a 20 salários mínimos, e vai ocorrer um processo”, explicou o servidor.
Efetivo
A operação contou com a participação de servidores da SSP-AM, Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Corpo de Bombeiros Militar (CBMAM), Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) e Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop).
Também estiveram presentes servidores da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e a Guarda Municipal e Amazonas Energia.
Sensação
Vento
Umidade



