E-mail

contato@site092.com

WhatsApp

(92) 999283-XXXX

Calhau-ApexBrasil
Amazonas

SES-AM realiza capacitação em Suporte Básico de Vida e Classificação de Risco Biopsicossocial para equipes do Cesmam

Ação qualifica acolhimento e amplia a segurança do atendimento em saúde mental...

16/01/2026 11h45
Por: Redação
Fonte: Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Ação qualifica acolhimento e amplia a segurança do atendimento em saúde mental

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Fotos: Francisco Mourão / SES-AM

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) promoveu, quarta e quinta-feira (14 e 15/01), cursos de Suporte Básico de Vida (SBV) e de Acolhimento e Classificação de Risco Biopsicossocial, para profissionais que atuam no Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam). O objetivo é fortalecer as ações de acolhimento aos pacientes, além de ampliar a segurança do atendimento, contribuindo para um cuidado mais ágil e humanizado.

Realizado na sede da SES-AM, a capacitação contou com a participação de profissionais da área de enfermagem, entre enfermeiros e técnicos, e integra as ações de educação permanente em saúde desenvolvidas pela secretaria.

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a ação reforça o compromisso da SES-AM com a qualificação contínua das equipes. “A qualificação reforça o compromisso do Governo do Amazonas com a melhoria contínua dos serviços de saúde e com o cuidado integral aos pacientes da unidade, fortalecendo práticas alinhadas aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Política Nacional de Saúde Mental”, destacou.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Francisco Mourão / SES-AM

No período da manhã, os profissionais participaram de aulas teóricas sobre protocolos de acolhimento, critérios clínicos e psicossociais de priorização, organização dos fluxos assistenciais e segurança do cuidado, além de simulações e estudos de caso voltados à aplicação imediata na rotina de atendimento.

Pela tarde, a capacitação foi direcionada às atividades práticas, com foco no manejo de emergências, atendimento a vítimas em Parada Cardiorrespiratória (PCR), técnica correta de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) de alta qualidade, manobra de desengasgo, reconhecimento precoce de sinais de gravidade, acionamento de emergência e segurança do cenário.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários