Manter a vacinação em dia antes de viajar protege a saúde individual e reduz o risco de exposição a doenças imunopreveníveis

FOTO: Divulgação /FVS-RCP
No início do ano, período marcado pelo aumento das viagens e atividades de lazer, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) reforça, nesta sexta-feira (02/01), a importância de verificar e atualizar a caderneta de vacinação antes de sair de férias. Doenças como sarampo, febre amarela, hepatites, influenza e Covid-19 ainda circulam em diferentes territórios e podem ter maior risco de transmissão quando o esquema vacinal está incompleto.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a vacinação faz parte do planejamento da viagem. “Assim como organizar documentos e bagagens, conferir a caderneta de vacinação deve estar no checklist. É uma medida simples que promove proteção para quem viaja e contribui para a saúde coletiva”, afirmou.
A gerente do Programa Estadual de Imunização da FVS-RCP, Angela Desirée, reforça que o ideal é procurar a unidade de saúde com antecedência. “Algumas vacinas precisam ser aplicadas semanas antes da viagem para alcançar a proteção adequada, especialmente para áreas com recomendações específicas. A avaliação prévia do esquema vacinal evita contratempos e amplia a proteção”, explicou.
Vacinas para todas as idades
O esquema vacinal segue as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e considera faixa etária, condições clínicas e destino da viagem. Manter a vacinação em dia ajuda a prevenir surtos, internações e a sobrecarga dos serviços de saúde.
A FVS-RCP orienta a população a procurar as unidades básicas de saúde para avaliação da situação vacinal e a seguir sempre as recomendações de profissionais habilitados. A Fundação segue atuando na vigilância em saúde e na disseminação de informações qualificadas, promovendo a prevenção e o cuidado contínuo com a população do Amazonas.
Sensação
Vento
Umidade



