E-mail

contato@site092.com

WhatsApp

(92) 999283-XXXX

Calhau-ApexBrasil
Amazonas

Operação Réveillon: Governo do Amazonas intensifica esquema de segurança para a virada do ano

Órgãos estaduais atuam de forma integrada para garantir segurança e serviços durante as festividades...

31/12/2025 01h50
Por: Redação
Fonte: Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Órgãos estaduais atuam de forma integrada para garantir segurança e serviços durante as festividades

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Arquivo/Secom

O Governo do Amazonas vai contar com um esquema integrado dos órgãos estaduais para as festividades de fim de ano na capital e no interior, com foco na segurança e na prestação de serviços durante a virada para 2026. A operação envolve a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), as Polícias Militar (PMAM) e Civil (PC-AM), o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), além de toda a estrutura da rede de Saúde.

Em Manaus, além do reforço no policiamento ostensivo, as Forças de Segurança contam com o apoio da tecnologia da SSP-AM. Mais de 650 câmeras do Paredão (Sistema Inteligente de Videomonitoramento) estão sendo utilizadas para acompanhar os principais pontos de concentração de público. Além de 400 câmeras embarcadas em viaturas para leituras de placas e 254 câmeras de reconhecimento facial distribuídas em 172 totens.

A Polícia Militar do Amazonas atua com um reforço específico para a Operação Réveillon, somando 1.404 policiais militares nos dias 30 e 31 de dezembro. O efetivo está distribuído em pontos estratégicos e festas de grande concentração de público, como o Réveillon da Ponta Negra (Complexo Turístico da Ponta Negra), Réveillon da Alameda Alphaville (Parque Amazonino Mendes), Réveillon do Educandos (Orla do Amarelinho), Réveillon do Colônia Antônio Aleixo, na zona leste, além das celebrações de Iemanjá, na zona oeste da capital.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Erlon Rodrigues/PC-AM | Arquivo/Detran-AM

“A PM vai estar nas ruas com cerca de 1.400 homens voltados somente para a Operação Réveillon. Entre esse efetivo, nós temos 500 alunos soldados que estão em fase final de formação, 200 alunos oficiais e as demais tropas envolvidas, que é a tropa do policiamento especializado, a nossa tropa convencional e o nosso efetivo administrativo, que também está todo voltado para a operação”, declarou o comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel Klinger Paiva.

A Polícia Civil do Amazonas também reforça o esquema de segurança durante as festividades, com o emprego de 37 policiais civis nos dias 30 e 31 de dezembro. As equipes atuarão principalmente na Ponta Negra, por meio da Delegacia Móvel, além de integrar o efetivo do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

As Centrais de Flagrante, a Base Virtual e as delegacias funcionarão em regime de plantão 24 horas para garantir o atendimento à população. Os 1º, 6º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs), além das Delegacias Especializadas como a DECCM centro-sul, Plantão de Vulneráveis (PLV), Depca, Deaai e DEHS, permanecem em funcionamento ininterrupto. As unidades especializadas em roubos, furtos, defraudações, crimes contra o turista e roubos e furtos de veículos também atuarão para registro de ocorrências específicas. O cidadão ainda pode registrar ocorrências pela Delegacia Virtual.

“Ao longo do ano, nós vimos uma redução de todos os índices de homicídios, roubo, apreensões, recordes de tráfico de drogas. Nós preparamos com a Polícia Militar uma operação, a Polícia Militar na parte ostensiva e a gente reforçando as nossas centrais de flagrantes que estarão todas abertas e com o efetivo dobrado com o GSE, que são policiais que são convocados fora de serviço para reforçar no fim do ano”, disse o delegado-geral adjunto da Polícia Civil do Amazonas, Guilherme Torres.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Mauro Neto | Arquivo/SSP-AM

Corpo de bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas atua na Operação Réveillon entre os dias 31 de dezembro de 2025 e 1º de janeiro de 2026, com 280 bombeiros militares na capital e no interior do estado. Em Manaus, além do efetivo diário, haverá reforço no serviço de prevenção na Ponta Negra, Alameda Alphaville e Orla do Amarelinho.

Ao todo, 45 viaturas serão utilizadas, incluindo Unidades de Resgate, Auto Bomba Tanque, Auto Tanque Florestal, quadriciclos, motos aquáticas e uma lancha, garantindo resposta rápida as ocorrências e ações preventivas durante os eventos.

“Semelhante aos anos anteriores, o Corpo de Bombeiros vai reforçar o seu efetivo, tanto na capital quanto no interior. Nós estaremos com o efetivo robusto tanto em Manaus quanto nos 21 municípios que nós já instalamos recentemente, no quartel de Corpo de Bombeiros”, reforçou o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleison Muniz.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Alex Pazuello

Trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas segue com operações de fiscalização intensificadas durante o período, com efetivo de mais de 80 servidores, com foco na prevenção de acidentes, no combate à direção sob efeito de álcool e na conscientização de condutores e pedestres.

“É importante que a população faça a parte dela. O Detran-AM não está na rua para punir ninguém, está para fazer cumprir a lei e evitar os acidentes. Nós precisamos evitar os acidentes para que os postos de atendimento da saúde pública, os hospitais, não fiquem com leitos lotados para não entrarmos em um colapso”, salientou o diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes dos Santos.

Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) assegura o funcionamento integral da rede de urgência e emergência durante o feriado de Ano Novo, entre 31 de dezembro e 1º de janeiro, assim como no ponto facultativo de 2 de janeiro de 2026. São mais de 17,3 mil trabalhadores da saúde revezando em plantões para garantir os serviços à população.

Em Manaus, são 25 unidades de urgência e emergência, incluindo os três prontos-socorros adultos, três prontos-socorros infantis, os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) distribuídos por todas as zonas da capital, além das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Campos Sales (Tarumã) e José Rodrigues (Cidade Nova), em funcionamento 24 horas para atender a população.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Alex Pazuello

Nas sete maternidades estaduais, o atendimento às gestantes também seguirá normalmente, assim como o Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam), que estará disponível ininterruptamente durante todo o feriado.

No interior do estado, os hospitais dos 61 municípios vão operar em regime de plantão 24 horas, com o apoio da logística de UTI aérea da SES-AM, caso haja necessidade de transferências emergenciais para a capital. A frota terrestre de ambulâncias também segue disponível para garantir agilidade no atendimento, tanto na capital quanto no interior.

Vale lembrar que todas as unidades seguem o protocolo de classificação de risco, que organiza o fluxo de atendimento por ordem de gravidade. Os casos de maior gravidade têm prioridade no atendimento em relação aos menos graves.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários