E-mail

contato@site092.com

WhatsApp

(92) 999283-XXXX

Calhau-ApexBrasil
Amazonas

Espetáculo ‘Vovó Natalina’ se apresenta no Parque Rio Negro, neste sábado

Apresentação integra a programação “O Mundo Encantado do Natal” e exalta união, representatividade e a magia da tradição reinventada...

12/12/2025 11h25
Por: Redação
Fonte: Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Apresentação integra a programação “O Mundo Encantado do Natal” e exalta união, representatividade e a magia da tradição reinventada

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

A programação natalina do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, continua encantando o público. Neste sábado (13/12), às 18h30, o Parque Rio Negro, no bairro São Raimundo, zona oeste de Manaus, recebe o espetáculo “Vovó Natalina”, da Casa Zeus Produções Artísticas. A apresentação marca o quarto ano consecutivo da produtora dentro do calendário oficial, reforçando a valorização dos artistas locais e o compromisso com uma narrativa natalina inclusiva, divertida e emocionante.

O espetáculo é uma realização da Casa Zeus Produções Artísticas com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia.

Em uma trama diferente das histórias tradicionais, Papai Noel e seus Duendes adoecem com a “gripe natalina” e ficam impossibilitados de fazer a entrega dos presentes. Cabe então aos outros personagens – Boneco de Neve, Rena e Elfos – tentar manter o Natal de pé. Mas a missão só toma forma com o surgimento da grande protagonista: a Vovó Natalina, mãe de Papai Noel, que assume o comando da festa e vive uma aventura cheia de humor, desafios e encantamento.

A autora e atriz do espetáculo, Marilta Figueiredo, explica que buscou construir uma narrativa moderna e menos estereotipada, sem perder a essência da celebração.

“Quando eu escrevi a peça, procurei um enfoque mais atual, menos estereotipado com referência ao Natal, mas sem deixar de passar a mensagem que todo mundo espera: paz, harmonia e amor”, ressalta a autora.

E acrescenta que o espetáculo dialoga com valores urgentes, como cooperação e empatia. Marilta destaca ainda que a montagem foi pensada para envolver todas as gerações.

“O espetáculo valoriza muito a união, que é o que está faltando nos dias atuais. Personagens que não estão ‘capacitados’ para ajudarem no Natal se unem e se transformam para garantir que os presentes sejam entregues. É uma peça para toda a família. Uma ótima oportunidade para reunir pais, filhos e avós, promovendo reflexão e diversão juntos”, declara.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

A dramaturgia também aposta em personagens carismáticos e na interação direta com o público. “Procurei dar características carismáticas e surpreendentes aos personagens, para envolver o público nessa névoa natalina. Em diversos momentos, o público também vai fazer sua parte dentro do espetáculo”, enfatiza Marilta Figueiredo.

“Colocar uma mulher como a detentora do Natal é algo diferenciado. Além de ser mulher, ela é idosa. E ainda assim se transforma daquela vovó que faz biscoitos em uma vovó experiente, dedicada e agitada para entregar os presentes”, destaca a autora, sobre a força simbólica de colocar uma mulher idosa como protagonista da salvação do Natal.

O elenco é composto por Miro Messa, Karina Martins, Cris Jardim, Lucas Fersil, Marílta Figueredo e Leri, com sonoplastia de Mário Jorgi.

A Casa Zeus também anuncia que no dia 20 de dezembro, às 18h30, no Largo de São Sebastião, estreia seu novo espetáculo natalino, “Um Lindo Natal”, encerrando sua participação na programação deste ano.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários