E-mail

contato@site092.com

WhatsApp

(92) 999283-XXXX

Calhau-ApexBrasil
Amazonas

Rumo Certo: Secretaria de Educação inicia coleta de dados para criação de um mapa de risco da evasão escolar

Escola Estadual Prof. Rofran Belchior da Silva, que atende 1,4 mil estudantes, foi escolhida como escola piloto da ação...

23/10/2025 15h54
Por: Redação
Fonte: Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Escola Estadual Prof. Rofran Belchior da Silva, que atende 1,4 mil estudantes, foi escolhida como escola piloto da ação

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio da Gerência de Programas e Projetos Complementares (GPPC), iniciou a coleta de dados para identificação do perfil dos estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública estadual do Amazonas. A ação tem como objetivo implementar a estratégia pedagógica “Rumo Certo”, do Ministério da Educação, no estado.

O mapeamento, realizado por meio de um questionário, possibilitará o acompanhamento de estudantes vulneráveis à interrupção da trajetória escolar. Como projeto piloto, foi escolhida a Escola Estadual (EE) Professor Rofran Belchior da Silva, localizada no bairro Tancredo Neves, zona leste de Manaus, que atende estudantes do Ensino Médio e EJA. Cerca de 1,4 mil estudantes responderão o questionário entre os dias 22 e 29 de outubro, em uma mobilização com professores, pedagogos e direção escolar.

Os dados coletados referem-se a questões acadêmicas, onde são analisados o rendimento em disciplinas e a participações nas atividades escolares; socioemocionais, como o bem-estar de estudantes na escola e perspectiva de futuro; socioeconômicas, como a frequência que se alimenta e o acesso à internet; e familiar, onde são analisadas questões referentes ao núcleo familiar dos estudantes.

A partir dos resultados obtidos por meio do mapeamento, a GPPC elaborará um Guia de Monitoramento e Incidência Preventiva do Programa Pé-de-Meia, dando continuidade ao trabalho desenvolvido no Plano Integrado das Ações Prioritárias da Secretaria de Educação.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

“Por meio dessa coleta de dados, pretendemos definir o perfil do estudante do Ensino Médio da nossa rede, e a partir daí a gente teria como organizar o nosso planejamento, a escola pode se organizar para atender melhor esse estudante, e essas informações serão repassadas em um outro momento em um encontro presencial junto ao MEC”, ressaltou aarticuladora pedagógica do programa Pé-de-Meia, Aldenilse Silva.

Força tarefa

Atuando nos turnos matutino, vespertino, e noturno, a equipe da Secretaria de Educação, em parceria com a equipe gestora da EE Prof. Rofran Belchior da Silva, realizou reuniões de sensibilização com pais de alunos e professores da unidade de ensino. O objetivo é fazer com que os estudantes respondam de maneira honesta aos questionamentos, para que os dados se assemelhem à realidade da escola.

Durante a semana, os alunos foram informados sobre a aplicação do questionário, recebendo informações em relação a permissão do uso de celulares para responder as questões durante o período disponibilizado por cada professor.

Para o diretor da unidade escolar, José de Arimateia, toda a sensibilização foi suficiente para que os envolvidos no questionário entendessem a importância da ação para a conscientização em relação a necessidade de ações cada vez mais direcionadas para a diminuição da evasão escolar no Ensino Médio.

“Estamos muito orgulhosos e muito honrados em receber esse projeto, para que a gente possa diminuir a evasão escolar do Ensino Médio. Nós fizemos mobilização junto aos professores, trabalhamos com os professores conselheiros de cada turma, para que a gente pudesse colher bons frutos e assim trabalharmos esse projeto”, ressaltou o diretor.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários