O município de Parintins recebe a partir desta segunda-feira (20) os atendimentos previdenciários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por meio do Barco PREV II Manaus, no período de 20 a 31 de outubro. A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SEMASTH) apoia a ação com orientação do prefeito Mateus Assayag.
Estão disponíveis todos os tipos de benefícios como aposentadoria, salário maternidade, pensão por morte, benefícios por incapacidade, BPC idoso e ao deficiente entre outros. A secretária municipal de assistência social, Zeila Cardoso, se reuniu com a coordenadora do barco, Luciana Gotz, definindo a logística e pessoal para a ação.
"O prefeito Mateus Assayag orientou para que possamos atender com toda estrutura. Nosso pessoal está disponível para fazer essa parceria com o Barco da Previdência, tão necessário para a população", informou Zeila.
Diariamente serão distribuídas 120 senhas no Escritório Social, na Rua Jonathas Pedrosa para a triagem. A coordenadora da Balsa Luciana Gotz, alertou que a senha é intransferível para evitar comercialização. “As senhas serão entregues pela manhã no Escritório Social para quem tiver na fila e não pode passar para outra pessoa, porque a senha vai estar identificada com o CPF, para evitar a venda das senhas. Não é justo com quem chega cedo ou até de madrugada”, explicou.
Orientação
Ela orientou a população sobre os documentos que devem ser apresentados no momento da triagem. No caso de benefícios por incapacidade e BPC é primordial o laudo médico e exames atualizados. Aposentadoria, salário maternidade e pensão por morte é preciso de documentação que comprove o trabalho.
“No caso de maternidade a mãe tem que trazer documentos que comprovem o trabalho dela antes do nascimento da criança. Deve ter documento de terra, contrato de parceria, ficha de sindicato, carteira de produtor rural, comprovante de venda de produção rural. São vários documentos que podem comprovar o trabalho de agricultora”, afirmou.
Ela ressalta que para aposentadoria rural é necessária a documentação que comprove o trabalho rural ou de pesca de pelo menos 15 anos. “Uma documentação mais antiga e outra recente que comprove que trabalhe na agricultura ou pesca”, ressalta.
Para os benefícios urbanos, o principal documento é a carteira de trabalho, ou se for contribuinte individual ou facultativo apresentar o carnê. Aos servidores públicos da Prefeitura, Luciana informou que há solicitação da certidão ou declaração do tempo de contribuição e carteira de trabalho.
“Para todos os requerimentos que foram feitos a partir de 23 junho de 2025 eles estão sobrestados (suspenso), porque o recebimento do Bolsa Família passou a fazer parte da renda per capita, e o nosso sistema do INSS ainda não está preparado para analisar esses benefícios com essa data”, esclareceu.
Texto Josene Araújo – SEMASTH/SECOM
Fotos: Pitter Freitas / Yuri Pinheiro - SECOM
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)
Sensação
Vento
Umidade