E-mail

contato@site092.com

WhatsApp

(92) 999283-XXXX

Calhau-ApexBrasil
Parintins - AM

Abertura da Campanha Outubro Rosa em Parintins emociona e reforça importância da prevenção

Ouvir Notícia Depoimentos emocionantes e mensagens de incentivo à prevenção e ao autocuidado marcaram a abertura oficial da Campanha Outubro Rosa e...

10/10/2025 14h56
Por: Redação
Fonte: Prefeitura de Parintins - AM
Foto: Pedro Coelho
Foto: Pedro Coelho
Ouvir Notícia

Depoimentos emocionantes e mensagens de incentivo à prevenção e ao autocuidado marcaram a abertura oficial da Campanha Outubro Rosa em Parintins, nesta sexta-feira (10/10), na Estação Cidadania, localizada no bairro União. O evento, promovido pela Prefeitura de Parintins, reuniu dezenas de mulheres que participaram de uma grande ação de saúde e cidadania, com oferta de atendimentos médicos, exames preventivos, palestras e serviços sociais.

A campanha é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e tem como objetivo reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. O município conta com uma rede especializada com ginecologistas, mastologista e profissionais da atenção básica, que estão à disposição nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Ambulatório Municipal de Especialidades (AME) para a realização de exames preventivos e acompanhamento médico.

O prefeito Mateus Assayag destacou que o Outubro Rosa é mais do que uma campanha, é um compromisso permanente da gestão com a saúde e o bem-estar das mulheres parintinenses. "Este mês é especial, mas nosso cuidado com as mulheres é diário. Queremos levar cada vez mais assistência, diagnóstico e tratamento, tanto aqui quanto em Manaus, com respeito, compromisso e carinho por todas as mulheres de Parintins. Nossa equipe de saúde está mobilizada para garantir prevenção e atendimento digno às mulheres”, afirmou o prefeito.

A vice-prefeita Vanessa Gonçalves reforçou a importância das campanhas preventivas e lembrou os desafios enfrentados pelas mulheres na rotina diária. “Nós, mulheres, cuidamos de todos, da casa, dos filhos, do trabalho e muitas vezes deixamos a nossa própria saúde em segundo plano. Por isso, campanhas como o Outubro Rosa são fundamentais. É preciso se cuidar, fazer os exames, procurar o médico. Quando estamos bem, conseguimos cuidar melhor da nossa família. Então, não tenham medo, procurem as unidades de saúde”, citou.

Luta e vitória

A servidora pública, Rosa Santarém, que enfrentou e venceu o câncer de mama, emocionou a todos ao compartilhar sua história de superação e fé. “Peço a todas as mulheres que não deixem de procurar os postos de saúde para fazer a prevenção, porque a importância é muito grande. Foi através dessa prevenção que eu descobri a doença e pude iniciar o tratamento à tempo. Hoje posso dizer que venci. Estou curada e me sinto renascida. Essa oportunidade de falar aqui é um símbolo de gratidão e esperança. Se eu consegui, vocês também podem conseguir”, disse, emocionada.

Outra mulher atendida pela ação da Prefeitura de Parintins é Elinara Barbosa, que também compartilhou sua experiência e destacou a importância do diagnóstico precoce e do tratamento. "A Fundação Cecon é um lugar de dor, sim, mas também é um lugar de cura e esperança. Estou há um ano em tratamento, firme e forte, e posso dizer que já me sinto curada, com fé em Deus. Essa batalha é difícil, mas é possível vencer”, declarou.

Elinara também reforçou a importância de quebrar o tabu em torno dos exames preventivos. “Ainda existe muito preconceito e medo de fazer o preventivo, mas isso precisa mudar. Procurem as UBS’s, os especialistas, como a doutora Amanda, ginecologista, e o doutor Marden, mastologista. Eles estão prontos para acolher e cuidar das mulheres com carinho e atenção. Esse cuidado faz parte do tratamento e da nossa vitória”, completou.

A ginecologista, Armanda Menezes, reforçou a importância do diagnóstico precoce e alertou sobre a influência dos hábitos de vida na prevenção do câncer.  “Em Parintins, temos uma rede preparada com ginecologistas e mastologista, mas, é essencial que as mulheres procurem os serviços. O primeiro passo é sempre dado pela paciente. Quando ela busca o atendimento, nós temos condições de agir a tempo. É preciso cuidar da saúde no dia a dia e não apenas quando a doença aparece”, explicou a médica.

Texto: Márcio Costa – SEMSA/SECOM
Fotos: Pedro Coelho / Arleison Cruz – SECOM
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários