A Central de Cadastro Único de Parintins iniciou busca ativa na zona rural para famílias no processo de Qualificação Cadastral 2025.
A ação atende as necessidades da população e segue orientação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) para contatar a realidade das famílias e pessoas cadastradas.
As equipes de entrevistadores do Cadastro Único da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habilitação -SEMASTH, visitaram dez comunidades do assentamento da Gleba de Vila Amazônia: Santa Maria, Santo Antônio, Santa Luzia do Marituba, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São Joao do Laguinho, Comunidade Independência, São Jorge do Jauari, Flor de Maio, Irmãos Coragem, Aparecida do Miriti e São Sebastião do Quebra.
Em 2025, a Ação de Qualificação Cadastral engloba dois processos: Averiguação Cadastral (AVE25) e Revisão Cadastral (AVER -25).
O coordenador da Central, Luciano Tavares, explicou que o cadastramento vai contribuir para a qualidade e atualidade dos dados do Cadastro Único, auxiliando no aumento da efetividade das políticas públicas direcionadas a famílias de baixa renda, como: Programa Bolsa Família (PBF), Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), e outras políticas que utilizam os dados do Cadastro Único.
Ele orientou que dentro da qualificação, há dois processo, um deles de Averiguação Cadastral, onde consta que pelo menos uma pessoa teve a renda do Cadastro Único alterada automaticamente pelo Governo Federal, a partir dos dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). “Tendo ocorrido a exclusão desta pessoa, para esse processo, todas as famílias deverão ter seus cadastros atualizados no domicílio”, ressaltou.
Há ainda o processo de Revisão Cadastral, onde constam os Registros Desatualizados há mais de 2 (dois) anos. Para famílias Unipessoais (cadastros com uma só pessoa) a entrevista é obrigatória no domicílio.
Para famílias multipessoais (2 pessoas ou mais), o cadastro pode ser atualizado nos postos do Cadastro Único existentes nos Centros de Referência da Assistência Social - C RAS ou na Central.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação – SEMASTH montará a logística para atender as demais regiões.
Sensação
Vento
Umidade