Temporada de futevôlei inicia neste fim de semana
Abrindo alas para a temporada da modalidade no estado, a 1ª etapa do Circuito Amazonense de Futevôlei 2023 acontece neste sábado e domingo, a partir das 15h, na Arena Jabuti, localizado no bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus. A competição organizada pela Federação Amazonense de Futevôlei (FAFV), contará com 28 duplas masculinas e 12 femininas com participantes vindos de Itacoatiara, Manacapuru, Maués e Borba.
Presidente da federação, Davi Perrone, campeão mundial e brasileiro, além de multicampeão amazonense e eleito melhor atleta de futevôlei nos anos de 2016 e 2017, falou sobre o novo rumo da modalidade e demonstrou sua satisfação pela alta procura de inscrições.
“A expectativa é a melhor possível. Estamos retomando as competições através da Federação Amazonense de Futevôlei (FAFV) depois de um tempo parado devido à pandemia. Ficamos felizes que logo as inscrições foram preenchidas. Lembrando que esta é a primeira de cinco etapas que faremos no decorrer do ano”, afirmou Davi.
Com as categorias masculina e feminina, a competição começa no sábado com as meninas dando o pontapé inicial. A partir das 17h, é a vez dos boleiros entrarem em campo. Neste primeiro dia, serão conhecidos aqueles que passarão para as fases decisivas, que acontecem no domingo, a partir das 15h.
“Essa competição conta pontos para o ranking amazonense. Os primeiros colocados terão o direito de participar de competições nacionais e ficam aptos a pleitear programas do Governo do Amazonas, como o bolsa atleta do Amazonas, entre outros, direcionado ao esporte”, concluiu.
Retorno após lesão
Aos 38 anos, a competição deste final de semana tem um gosto a mais para a jogadora Samanta Alencar. Uma das pioneiras no futevôlei feminino no Amazonas, Alencar acumula títulos em âmbito local e, ao lado da parceira que estará com ela neste final de semana, Pamella Modesto, já figurou na 8ª posição do ranking nacional.
Porém, Samanta sofreu por anos com lesões nos dois joelhos, na época em que ainda jogava futebol. Em 2019, ela precisou dar uma pausa nas competições de futevôlei após voltar a sentir o joelho. Com fisioterapia e fortalecimento nesses quatro anos, a atleta se sente pronta para mostrar sua força no circuito.
“Estou muito feliz por poder voltar a jogar, tenho certeza de que eu a minha parceira, pela nossa boa performance nos treinamentos, estamos bem confiantes, sei conseguiremos chegar entre as melhores da competição”, disse Alencar.
Experiência e juventude
Em busca do pódio, a dupla formada entre Rodrigo Nóbrega ‘X-9’, 36, e Pedro Vinicius da Silva, 19, tenta unir a experiência e a juventude para conseguir surpreender na competição. Multicampeão amazonense, três vezes campeão sul-americano e top cinco melhores jogadores de futevôlei em 2019, Rodrigo falou sobre a preparação e as pretensões no campeonato.
“Vai ser uma competição bem disputada. Estamos nos preparando forte para esse evento da federação. Confesso que a nossa expectativa é chegar entre os três melhores. Quero usar o alto nível da competição como forma de me preparar para um campeonato em junho, onde vou para a Tailândia, com outro parceiro, representar o Amazonas”, concluiu Rodrigo.
Transmissão
O perfil do Portal A Crítica no Facebook e Youtube transmitirá o circuito no domingo, a partir das 15h, com os jogos decisivos das categorias masculina e feminina. A programação também contará com partida exibição que terá o ex-jogador de futebol de Flamengo e Santos, Ibson.