E-mail

contato@site092.com

WhatsApp

(92) 999283-XXXX

Calhau-ApexBrasil
Amazonas

Centro Histórico de Manaus recebe 14 espetáculos gratuitos neste domingo

Mostra de Teatro Águas de Manaus leva arte a quatro espaços culturais com peças sobre romance, luto, natureza e resistência social...

15/08/2025 18h03
Por: Redação
Fonte: Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Divulgação

Neste domingo (17/08), quatro espaços artísticos do Centro Histórico da capital serão palco de 14 espetáculos gratuitos da Mostra de Teatro Águas de Manaus. As peças serão apresentadas por companhias e artistas locais e abordarão diversos temas do cotidiano, como romance, luto, natureza, fatos históricos e resistência social.

Para assistir aos espetáculos nos teatros, é necessária a retirada de ingressos uma hora antes do início de cada apresentação, no local onde serão encenadas. As apresentações contam com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Federação Amazonense de Teatro (Fetam).

Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Caio André, a iniciativa fortalece a cena artística local e democratiza o acesso à arte. “A Mostra Águas de Manaus leva o teatro para diferentes públicos e valoriza a produção cultural feita por artistas do nosso estado. É uma oportunidade de mostrar a diversidade e a qualidade do trabalho que é realizado no Amazonas, ocupando espaços históricos com arte, memória e emoção”, destacou.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Márcia Oliveira

A primeira apresentação será no Ateliê 23, localizado na rua Tapajós, 166, sede de um grupo local com o mesmo nome, que foi indicado ao 34º Prêmio Shell de Teatro. Às 15h, será encenada “Menina Miúda”, da Cia Menina Miúda, que conta a história de Zé e suas tentativas de conquistar o coração de Constância, usando suas habilidades, muita lábia, promessas e imaginação, além de presentes inusitados e até uma poesia feita exclusivamente para sua amada.

Logo em seguida, às 16h, a mostra segue para o Buia Teatro, situado na rua Dona Libânia, 330, sede de uma companhia especializada em teatro infantil. A peça “Cê Virou Planta”, da Soufflé de Bodó Company, mergulha no luto vivido pela mãe do artista Francis Madson, apresentando a dor como um processo a ser enfrentado e destacando a importância de honrar a memória daqueles que amamos.

Já às 17h, o centenário Largo São Sebastião, na rua 10 de Julho, receberá 11 espetáculos de “teatro lambe-lambe”, com curta duração, explorando temas como arte, natureza, vida cotidiana e cultura popular.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Vitor Dias

Por parte da Gigi Produções, as peças serão “Anselmo”, “Pânico na maçã – Quem são as pragas?”, “Serrador – quantas tábuas para construir uma vida”, “Portinari – E se o quadro Futebol de Portinari tivesse vida” e “Vida de Peixe-boi”. A agenda também inclui “Mova-se”, da atriz e produtora carioca Izabel Camargo; “A Espera” e “A Bailarina”, da Cia Fuxico, de São Paulo; e “Trilogia dos Afetos”, apresentada pela Cia As Caixeiras, de Brasília.

O último espaço cultural que receberá a mostra será o Teatro Gebes Medeiros, na avenida Eduardo Ribeiro, 937, localizado nas antigas instalações do Ideal Clube — um dos salões mais prestigiados pela sociedade amazonense no século passado. Às 19h, o grupo Ateliê 23 apresenta “Sebastião”, peça inspirada na obra “Um Bar Chamado Patrícia”, do estilista Bosco Fonseca, que narra a vida de sete drag queens que compartilham experiências dentro do Bar Patrícia – o primeiro bar LGBTQIAPN+ de Manaus, durante a Ditadura Militar. A apresentação tem ganhado cada vez mais destaque em festivais internacionais de teatro pelo Brasil.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Jessica Laranja

“O Centro de Manaus não poderia ficar de fora da programação da Mostra. É um orgulho muito grande para a gente também contribuir com a vida cultural da cidade. O sucesso do primeiro fim de semana, com mais de 20 mil espectadores na Ponta Negra, mostra que a população de Manaus tem sede, também, de arte”, afirma a gerente de Responsabilidade Social da Águas de Manaus, Simony Dias.

Sobre a mostra

A Mostra de Teatro “Águas de Manaus” é realizada pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto Brasileiro de Teatro (iBT) por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apresentada pela Águas de Manaus, com patrocínio do Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH) e Grupo Tigre, conta com apoio da Benevolência e do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), e apoio cultural da Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), do Ateliê 23 e da Buia Teatro. As informações completas podem ser acessadas no site: ibt.art.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários