Foto: Noir Miranda/Sema
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) está participando da Semana da Reserva da Biosfera da Amazônia Central (RBAC), que iniciou na terça-feira (12/08) e vai até sexta-feira (15/08) no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus.
A Reserva da Biosfera da Amazônia Central é um aglomerado de áreas protegidas legalmente, que busca conciliar a conservação da biodiversidade com o desenvolvimento sustentável. A área de 19,8 milhões de hectares é formada por 39 Unidades de Conservação, sendo 14 delas de gestão direta da Sema.
Organizado pela Unesco em parceria com a Rede Brasileira de Reservas da Biosfera, o Ministério dos Povos Indígenas e o Ministério da Igualdade Racial, o evento reúne representantes de povos indígenas, comunidades tradicionais, instituições, órgãos de governo e organizações da sociedade civil, com o objetivo de fortalecer a política da RBAC e promover uma governança territorial integrada.
Foto: Noir Miranda/Sema
“O Governo do Amazonas aqui está firmando seu papel na integração de políticas públicas e na valorização dos saberes tradicionais que moldam e preservam nossas florestas. A Semana da RBAC é um espaço para alinharmos esses esforços e construirmos juntos um plano que respeite a diversidade cultural dessas áreas protegidas”, destacou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.
Durante a programação, estão sendo realizadas oficinas, rodas de diálogo e apresentações de boas práticas, com foco na construção coletiva do Plano de Ação Nacional 2026–2035 para Implementação dos Direitos dos Povos Indígenas e Afrodescendentes nas Reservas da Biosfera Brasileiras.
A Sema, como órgão gestor estadual de políticas ambientais, atua diretamente no Conselho Estadual e no apoio para o funcionamento adequado do Sistema de Gestão da Reserva da Biosfera da Amazônia Central, participando das discussões e tomadas de decisão que norteiam as ações da RBAC.
Foto: Noir Miranda/Sema
Nos dois primeiros dias, o destaque foi para os Diálogos Interculturais, entre povos tradicionais e parceiros executivos, e para o Workshop de Governança Territorial Integrada, que apresenta estratégias de fortalecimento da gestão nos territórios da RBAC, incluindo núcleos locais como Uatumã, Baixo Rio Negro, Tefé e Médio Juruá.
O encerramento da agenda, nesta sexta-feira (15/08), consolidará as propostas discutidas ao longo da semana e definirá as responsabilidades compartilhadas entre os diferentes atores envolvidos, deixando encaminhamento para a próxima reunião do Conselho Estadual da Reserva da Biosfera da Amazônia Central.
Sensação
Vento
Umidade