FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Em uma noite de engrandecimento cultural, estudantes de seis escolas da rede estadual do Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus), participaram da 7ª edição do “Vozes da Várzea”, evento de música que aconteceu na quinta-feira (14/08). Nesta edição, 23 alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio se apresentaram. A anfitriã do concurso foi a Escola Estadual (EE) Coronel Fiúza.
Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio da Coordenadoria Regional de Educação do Careiro da Várzea, desde 2016, o tema escolhido para este ano foi “O Canto da Floresta”, com apresentações musicais que retratam tanto a riqueza ambiental, quanto a importância da preservação da floresta amazônica. Durante os primeiros meses de 2025, as próprias escolas realizaram as seletivas, que definiram os representantes a se apresentarem no grande dia do evento.
O evento foi dividido em quatro categorias, sendo elas: “Música Cristã Infantojuvenil”, para alunos de 7 a 13 anos; “Música Cristã Livre”, para alunos acima de 14 anos, além das categorias “Música Secular Infantojuvenil e Livre”. No total, foram doze alunos premiados.
Com a presença do corpo docente, alunos e famílias, o “Vozes da Várzea” também foi um momento de muita emoção para o coordenador regional de Educação do município, Sebastião Holanda, que entende o festival como uma oportunidade para a descoberta de novos talentos, celebrando a identidade dos estudantes.
“É um projeto que trabalha a integração, a leitura e a escrita, e os nossos alunos podem mostrar o potencial que tem, cantando para todas as pessoas que estão aqui presentes”, enfatizou Sebastião Holanda.
Comunidade escolar em celebração
Organizado por todas as escolas estaduais do município, em conjunto com a coordenadoria, o Vozes da Várzea é um evento prestigiado por toda a comunidade escolar, uma movimentação intensa que tem início desde os primeiros meses do ano letivo. Para a diretora da EE Coronel Fiúza, Maria Bernardete Tourinho, essa é uma oportunidade de aproximar ainda mais a família da escola, mostrando como a cultura também é importante para a garantia de uma educação de qualidade.
FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
“O que a gente tira de tudo isso é saber que a gente tá fazendo um projeto para a juventude, e que eles abraçam. O projeto tem como finalidade resgatar e identificar grandes talentos, e o Vozes da Várzea tem esse potencial”, compartilhou o coordenador regional de Educação do Careiro,
O festival também contou com a participação especial de Gelciany Teixeira de Medeiros, e do secretário de administração Geral da Câmara Municipal de Careiro da Várzea, João Carvalho da Silva, ambos pais de alunos da EE Coronel Fiúza, que mostraram um pouco do talento dos moradores do município.
Participação
Entre os 23 cantores participantes, não houve nervosismo que conseguisse atrapalhar o show. De frente para uma plateia lotada e três jurados, os estudantes apresentaram canções sobre a Amazônia, além de músicas gospel. A aluna Tálita Kamille Souza, discente da EE Vital de Andrade Brandão, foi campeã na categoria “Música cristã livre”, com a música “Deus de obras completas”.
FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
“Eu fiquei emocionada, no ano passado eu participei e fiquei em terceiro lugar, esse ano tentei novamente e fiquei em primeiro lugar, e como é o meu último ano na escola eu me sinto muito grata à Deus”, ressaltou a aluna.
Escolas Participantes
EE Alberto Santos Migueis
EE Tibúrcio Alves Mogeiro
EE Tancredo de Almeida Neves
EE Coronel Fiúza
EE Antônio Ferreira Guedes
EE Vital de Andrade Brandão
Sensação
Vento
Umidade