Atendendo ao pedido do prefeito Mateus Assayag, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEAPIN) entregou nesta quinta-feira 14/08, para a secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Zeila Cardoso, minutas de lei e documentos para habilitar o município junto ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN.
O Conselho Municipal que tem na presidência Marcos da Luz e na vice-presidência a nutricionista Rita de Cassia Silva, conseguiu em 45 dias atualizar todos os instrumentos necessários de acordo com a recomendação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA).
“Estamos entregando hoje sete leis que vão habilitar o município a receber todos os recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e de todos os ministérios relacionados à produção de alimentos do Governo Lula”, informou Marcos da Luz.
De acordo com o presidente, o Conselho está de posse do Termo de Compromisso para que no prazo de um ano seja apresentado o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
“A sociedade civil e o poder público tem esse compromisso. É uma tarefa muito grande para a secretária Zeila que conduzirá o comitê formado por todas as secretarias, envolvendo saúde, educação e outras. A primeira parte da nossa missão está cumprida, agora o prefeito dará andamento, assim como a Câmara para que o município se habilite no Conselho Nacional”, ressaltou Marcos.
A secretária Zeila Cardoso considerou mais um momento importante na gestão do Prefeito Mateus Assayag e Vanessa Gonçalves, e para o município que se adequa às novas regras e normas estabelecidas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
“O Conselho é peça fundamental, delibera, estabelece resoluções, acompanha todas as diretrizes do desenvolvimento da segurança alimentar e nutricional do município, que fez um importante avanço para o funcionamento da política de proteção e garantia da segurança alimentar da população de Parintins”, ressaltou.
Toda a documentação será enviada para a Procuradoria jurídica do município e Câmara Municipal.
Texto: Josene Araújo - SEMASTH/SECOM
Foto: Gabrielle Fonseca - SEMASTH
E-mail: [email protected]
Site: parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação – SECOM/Parintins
Sensação
Vento
Umidade