O Programa Brasil Alfabetizado (PBA) iniciou suas atividades na noite desta segunda-feira (11), em Parintins, com a realização de aula inaugural no auditório Dom Arcângelo Cérqua. O PBA faz parte de um pacto nacional formado pelo Ministério da Educação (MEC), governos estaduais e prefeituras, almejando a superação do analfabetismo e qualificação da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI).
Em Parintins, o Programa Brasil Alfabetizado foi aderido pelo município no início do ano junto ao MEC. As atividades do PBA são executadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Coordenação da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, atendendo a um público de 338 alunos matriculados em 10 escolas municipais das zonas urbana, suburbana e rural.
A aula inaugural do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) foi comandada pelo prefeito Mateus Assayag e vice-prefeita Vanessa Gonçalves. O evento teve participação da secretária de Educação, Gizelle Soares; subsecretária Carla Joseane Maciel; vereador Azamor Pessoa e professores alfabetizadores do PBA.
Para o prefeito Mateus Assayag, o Programa Brasil Alfabetizado marca um divisor de águas na vida dos mais de 300 alunos, proporcionando importantes mudanças para cada um. "Desde o primeiro dia que tomei conhecimento do programa, autorizei a Secretaria de Educação para fazer a inclusão de Parintins para que a gente possa, entre outras coisas, erradicar o analfabetismo, transformar, melhorar a vida das pessoas. Quando você passa da condição de não alfabetizado para alfabetizado, um novo mundo abre para você. Um mundo de conhecimento, um mundo de oportunidades, um mundo de dignidade", salientou o prefeito Mateus Assayag.
A secretária de Educação, Gizelle Soares, destacou que a adesão de Parintins ao PBA almeja o cumprimento da meta de erradicação total do analfabetismo, estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE). De acordo com Soares, a matrícula de mais de 300 alunos ocorreu graças a um trabalho desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth). "Não poderia deixar de destacar a parceria da Secretaria Municipal de Educação juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasth), na pessoa da secretária Zeila Cardoso, que nos ajudou bastante nesse processo. Foi feita uma busca ativa na casa dos alunos e por isso nós estamos nessa aula inaugural. Partindo daqui, já iniciam as aulas com nossos alunos", frisou.
O Programa Brasil Alfabetizado tem duração de 12 meses. O pacto firmado entre o Governo Federal e a Prefeitura de Parintins garante bolsas para os professores alfabetizadores, material didático-pedagógico para alunos e professores, alimentação escolar e transporte para os alunos alfabetizandos.
Texto: Daniel Sicsú – SEMED/SECOM
Fotos: Simone Brandão – SECOM
E-mail: [email protected]
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)
Sensação
Vento
Umidade