E-mail

contato@site092.com

WhatsApp

(92) 999283-XXXX

Calhau-ApexBrasil
Amazonas

Gêmeas siamesas separadas por cirurgia recebem acompanhamento do Programa Melhor em Casa

Eliza e Yasmin seguirão com atendimento domiciliar, com equipe multiprofissional da rede estadual de saúde...

12/08/2025 00h30
Por: Redação
Fonte: Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Evandro Seixas/SES-AM

Eliza Vitória e Yasmin Vitória, gêmeas siamesas que retornaram a Manaus após cirurgia de separação em Goiânia, receberam, nesta segunda-feira (11/08), a primeira visita da equipe multiprofissional do Melhor Em Casa. O programa, conduzido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), é voltado para pacientes que necessitam continuar os cuidados em domicílio, após alta hospitalar.

Em Manaus, as crianças terão, ainda, acompanhamento ambulatorial especializado, atendimento com cardiopediatria e demais especialidades. Segundo a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, mesmo após alta hospitalar, Eliza e Yasmin ainda demandam muitos cuidados, por conta do procedimento cirúrgico de alta complexidade.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Evandro Seixas/SES-AM

“Já iniciamos o acolhimento com a equipe técnica multiprofissional do Melhor Em Casa, que é muito organizado no Amazonas e fará o monitoramento na casa das crianças”, disse a secretária.

A secretária também enfatizou o esforço de toda a equipe do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente de Goiás (Hecad), em Goiânia, coordenada pelo cirurgião-pediátrico Zacharias Calil, que operou as gêmeas. A cirurgia envolveu etapas complexas, como a separação do fígado, órgão que as irmãs compartilhavam, e a reconstrução das estruturas abdominais de cada uma.

Natural de Monte Alegre, no Pará, a mãe das meninas, Elizandra Costa, agradeceu ao Governo do Amazonas e ao governador Wilson Lima por todo o suporte recebido. “Ao longo de todo o meu tratamento, desde que cheguei aqui, fui amparada e acolhida. Toda a equipe de saúde me prestou apoio com o que eu precisava, desde o pré-natal até agora. A ajuda foi fundamental para que tudo desse certo e as meninas pudessem ficar seguras”, afirmou.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários