E-mail

contato@site092.com

WhatsApp

(92) 999283-XXXX

Calhau-ApexBrasil
Amazonas

Vacinação: Saúde reforça imunização para evitar o retorno de doenças já eliminadas no Brasil

Alerta é para o risco de reintrodução do sarampo e da poliomielite...

28/07/2025 11h09
Por: Redação
Fonte: Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: Erasmo Salomão/MS e Divulgação/FVS-RCP

Com foco na prevenção, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), reforça o alerta à população sobre a importância de manter a vacinação em dia para evitar o retorno de doenças eliminadas ou controladas no Brasil, como o sarampo e a poliomielite.

Essas doenças, altamente transmissíveis e causadas por vírus, podem ser reintroduzidas em regiões com cobertura vacinal abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. A poliomielite, por exemplo, também conhecida como paralisia infantil, e o sarampo podem voltar a ter casos registrados no Amazonas se a população não estiver protegida pela vacinação.

A meta de cobertura vacinal é de 95% tanto para paralisia infantil quanto sarampo. No Amazonas, a cobertura parcial de 2025 é de, respectivamente, 84% e 92%. Ambas as vacinas estão disponíveis em Unidades Básicas de Saúde do Serviço Único de Saúde (SUS). A vacinação contra poliomielite contempla doses injetáveis aos 2, 4 e 6 meses, além de uma dose de reforço aos 15 meses. E contra o sarampo, o esquema vacinal é destinado a todas as pessoas de 12 meses a 59 anos de idade.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a vacinação é a ferramenta mais eficaz para impedir o ressurgimento dessas doenças. “O risco de reintrodução é real. Precisamos manter coberturas vacinais elevadas para garantir que doenças já eliminadas não voltem a colocar nossas crianças e comunidades em perigo. A vacina é segura, gratuita e salva vidas”, ressalta a diretora-presidente da FVS-RCP.

De acordo com a gerente de Imunização do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE/FVS-RCP), Angela Desirée Carepa, manter a caderneta de vacinação atualizada é uma responsabilidade coletiva. “Não podemos esperar a doença aparecer para agir. A prevenção só é eficaz quando é feita antes. Doenças como sarampo e poliomielite não têm cura, mas têm vacina. E ela está disponível nos postos de saúde”, reforça.

Parceria com os municípios

A FVS-RCP atua em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde para fortalecer as ações de imunização nos municípios do Amazonas. Entre as estratégias, estão o apoio técnico às salas de vacina, capacitações para profissionais de saúde, acompanhamento das coberturas vacinais e a mobilização para campanhas e mutirões de vacinação. O objetivo é garantir o acesso da população às vacinas e ampliar a proteção coletiva, especialmente em áreas de difícil acesso ou com baixa adesão.

Sobre as doenças

A poliomielite é uma doença altamente transmissível, causada pelo poliovírus, que se propaga por meio do contato com fezes ou secreções de pessoas infectadas. Os sintomas incluem febre, dores no corpo e vômitos, podendo incluir, em casos mais graves, para paralisia muscular, principalmente nos membros inferiores. Por não ter cura, a única forma eficaz de prevenção é a vacinação.

O sarampo é uma doença extremamente contagiosa, transmitida pelo ar por meio de gotículas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou até mesmo ao respirar. Uma pessoa infectada pode transmitir o vírus para até 90% das pessoas ao redor que não estejam vacinadas. A doença pode causar sequelas graves e, em alguns casos, levar à morte. A vacinação é a principal forma de proteção.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários