A Prefeitura de Parintins realizou neste sábado, 25, a 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, no Centro do Idoso Pastor Lessa. O evento faz parte do processo preparatório da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial – 5ª CONAPIR, que acontecerá em Brasília nos dias 15 a 19 de setembro deste ano.
A conferência foi um espaço de trocas, onde propostas visando políticas públicas foram apresentadas e acolhidas, com o objetivo de reconhecer e valorizar a diversidade étnico-racial do município, combatendo o racismo estrutural e institucional, e promovendo justiça social para todas e todos.
O Prefeito Mateus Assayag destacou a importância da realização da conferência e reafirmou o compromisso da prefeitura em promover políticas públicas. "É uma alegria muito grande realizar a primeira Conferência Municipal da Promoção da Igualdade Racial em Parintins, abrindo as portas e fazendo realmente um ponto de partida para que a gente possa a cada dia mais, não apenas durante a conferência, debater a desigualdade que existe em todas as esferas, mas hoje de forma muito especial com a desigualdade racial”, destacou, enumerando a importância de cada vez mais promover soluções para que todos tenham mais empatia, igualdade, e uma cidade mais justa.
A secretária de Assistência Social do Município, Zeila Cardoso, ressaltou a importância do evento. “É um momento histórico trazer esse tema tão propositivo que é o da democracia, da igualdade, da reparação dos danos e justiça social. Para nós traz uma responsabilidade muito grande em desenvolver um diálogo com toda a população”, frisou.
Durante o evento, foram discutidas propostas de políticas públicas com a participação da sociedade civil, com foco voltado para a promoção da igualdade racial. “É um avanço significativo nas políticas públicas de igualdade racial e religiosa, enfatizando a necessidade de promover discussões e debates sobre essas temáticas que visam promover a igualdade e respeitar a diversidade em sua mais profunda particularidade, pois a cultura é diversidade”, ressaltou a secretária de Cultura e Economia Criativa, Rozenilce Santos.
As propostas e manifestações foram feitas com base nos três eixos temáticos: Eixo I - Democracia; Eixo II - Justiça Racial;
Eixo III - Reparação.
A coordenadora do Movimento Afro Parintintin e historiadora Márcia Gabriele, destacou a importância da realização da conferência, afirmando que “é um marco na história e resultado de anos de luta dos movimentos sociais”. Ela ressaltou que, apesar dos avanços, o acesso a políticas públicas e assistência ainda é precário para comunidades tradicionais, ribeirinhas, quilombolas e indígenas. No entanto, enfatizou que a gestão atual de Parintins está comprometida com essas causas e que a conferência é um passo importante nessa direção. “Não chegou tarde, veio no momento certo!”, concluiu.
Delegados eleitos
Durante a conferência, foram eleitos os delegados que irão representar o município na etapa Estadual da 5ª CONAPIR, em setembro. Cinco vagas foram destinadas a população negra, sendo elas representadas pelos delegados Amanda Mendes Soares - Mulheres Negras, Leilane Souza - Juventude, Taise Pinheiro - Movimento de Capoeirista | Dinho Moraes - LGBTQIPNA+, Stephanie Lopes - outras entidades (entidades, movimentos hiphop, pcd). Representando povos e comunidades tradicionais Márcia Gabriele - Povos de Terreiro, Mauricelia Garcia - Comunidades Quilombolas, Liliane Ferreira - Povos Indígenas. Representando o poder público, Cícero Antônio e Delegado Nato membro da comissão organizadora nomeado pelo poder público; Marcos Moura.
A delegação seguirá rumo a 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial – 5ª CONAPIR, em Brasília. A Prefeitura de Parintins reafirma seu compromisso com a promoção da igualdade racial e com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todas e todos.
Texto: Júlio Butel -SECOM
Fotos: Pedro Coelho - SECOM
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)
Sensação
Vento
Umidade