A florada de espécies nativas endêmicas da região como taxi, tarumã, mungubeira, castanha, ingá, mari-mari, guaraná, entre outras, promete uma safra surpreende de mel de abelha sem ferrão no mercado local neste segundo semestre do ano na Ilha Tupinambarana. A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Produção Rural, intensifica o manejo zootécnico da meliponicultura nesse período de vazante do Rio Amazonas.
A expectativa dos pequenos e médios produtores de mel de abelha sem ferrão é uma farta colheita a partir do mês de agosto. Os atendimentos aos meliponicultores em 2025 são priorizados pelo secretário de produção rural, Tião Teixeira, na gestão do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves, que designou o zootecnista Alexandre Góes para fazer as visitas técnicas nas propriedades com potencial para a atividade.
As ações de campo estão previstas em plano de trabalho até a realização do 2º Dia de Campo em Meliponicultura, no mês de outubro. “É uma atividade lucrativa, principalmente agora pelo tempo da florada. Nós temos um técnico que trata especialmente do acompanhamento dos produtores até a comercialização. O governo do prefeito Mateus tem nos dado esse ofício de incentivar essa cadeia produtiva que já desponta no município”, afirma o secretário Tião Teixeira.
Texto: Gerlean Brasil - SEMPA/SECOM
Fotos: Divulgação
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)
Sensação
Vento
Umidade