Foto: Bruno Mello/Sema
A quarta edição do “Recicla, Galera” no Festival de Parintins encerrou com um marco expressivo: 10.032,3 quilos de resíduos recicláveis coletados e encaminhados para a reciclagem. O volume corresponde ao esforço conjunto de uma semana de mobilização, que envolveu torcedores e catadores.
O projeto é promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Sistema Coca-Cola Brasil. A iniciativa busca ampliar a consciência ambiental, incentivar o descarte correto de recicláveis e contribuir com a geração de renda para a Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin).
A meta estabelecida para 2025 era superar os 9.180,48 quilos alcançados na edição anterior do “Recicla, Galera”. O objetivo foi ultrapassado em 9,2%, impulsionado pela adesão às tecnologias e pelo envolvimento popular na disputa de reciclagem.
Foto: Bruno Mello/Sema
“A gente colocou uma meta bem alta, com boa metodologia para ter resíduos mais limpos. E conseguimos mais de 10 toneladas de resíduos reciclados somente nesse período. A gente está muito feliz, e eu quero parabenizar cada um dos que participou, que se envolveu, que se engajou. Não só pela disputa, mas por esse despertar, essa sensibilização de cuidar do meio ambiente e fazer do Festival de Parintins, também, o mais sustentável do mundo”, declarou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.
Resultados
O “Recicla, Galera” teve como ponto principal o Espaço Sustentável, instalado na Praça da Liberdade, no Centro de Parintins. O local funcionou, de 23 a 29 de junho, como ponto de entrega de recicláveis e triagem de resíduos.
No Espaço, seis máquinas coletoras de recicláveis foram instaladas em parceria com a Fundação Rede Amazônica, por meio do projeto “Consciência Limpa: Recicla, Amazônia”.
Foto: Bruno Mello/Sema
Para engajar a população, torcedores que destinassem latinhas ou garrafas PET pelas máquinas poderiam ajudar o Caprichoso ou o Garantido na competição de reciclagem e, ainda, trocar seus resíduos por brindes exclusivos do seu bumbá. A estratégia foi essencial para melhorar a qualidade do resíduo que chega para a Ascalpin.
“O ‘Recicla, Galera’ é uma ação que conecta todos os pilares do ESG. Com tecnologia, retiramos toneladas de resíduos do descarte incorreto e garantimos que catadores tenham acesso a materiais de maior valor, aumentando sua renda. É gratificante fazer parte dessa transformação”, disse Fernando Lindoso, representante da Ambipar Environmental, responsável pelas máquinas.
Como resultado, houve crescimento expressivo na coleta de latinhas e metais, que atingiu 1.415,9 quilos, resultando em um aumento de 24,3% em comparação à coleta em 2024. O valor elevado deste resíduo no mercado contribui para ampliar a renda dos catadores envolvidos no projeto.
Sensação
Vento
Umidade