E-mail

contato@site092.com

WhatsApp

(92) 999283-XXXX

Calhau-ApexBrasil
Parintins - AM

Maio Laranja reforça combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em Parintins

Ouvir Notícia A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou na manhã desta quinta-feira (29) a culminân...

30/05/2025 09h37
Por: Redação
Fonte: Prefeitura de Parintins - AM
Foto: Oliver Freire
Foto: Oliver Freire
Ouvir Notícia

A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou na manhã desta quinta-feira (29) a culminância da campanha Maio Laranja na Escola Municipal Cristo Rei, localizada na comunidade do Moriá, em parceria com o Conselho Tutelar. A ação reuniu escolas de diversas comunidades da região do Rio Mamuru, promovendo atividades de conscientização sobre o combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Durante o evento, a secretária municipal de Educação, Gizelle Soares, destacou a importância do trabalho realizado pelas escolas da rede municipal ao longo de todo o mês de maio. “A Secretaria de Educação tem dado suporte às escolas, trazendo psicólogos, assistentes sociais e o Conselho Tutelar, o que engrandece nosso trabalho. Esse é o nosso compromisso enquanto gestão e também o compromisso do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves, que vêm fazendo a diferença na educação municipal”, afirmou.

A atividade contou com a participação da assistente social, Lourdes Ferreira, e da psicóloga da Brenda Tavares, que contribuíram com orientações voltadas ao fortalecimento da rede de proteção às crianças e adolescentes. Também esteve presente o conselheiro tutelar João Maurício, reforçando a parceria essencial entre escola, família e órgãos de proteção social.

O gestor da Escola Municipal Cristo Rei, José Antônio Soares, ressaltou a dimensão da iniciativa, que envolveu diversas comunidades. “A Escola Cristo Rei é o centro das escolas aqui do Rio Mamuru, abrangendo as comunidades Manaim, Santo Antônio do Arauá, Monte Sinai do Trapiá, Novo Israel, Betel, Jardim do Senhor, Açaituba e Igarapé Açu. Graças a Deus, o público-alvo recebeu a mensagem, as crianças ficaram satisfeitas e, com certeza, esclarecidas sobre o assunto. Espero que essa mensagem dê frutos”, declarou.

O estudante Rômulo Henrique, 13 anos, da Escola Municipal Cristo Rei, também destacou a relevância da campanha. “A campanha do Maio Laranja ajuda as pessoas que sofrem violências e abusos e que não têm coragem de falar e pedir ajuda. As pessoas podem se sentir seguras para falar com alguém, porque os abusos acontecem muitas vezes no ambiente de casa, na própria família, na casa de avós, tios, ou até no ambiente escolar”, relatou o aluno.

Morador da comunidade do Moriá, Ednaldo Vieira, enfatizou o impacto positivo da ação. “Esse foi um dos movimentos mais bonitos que a Escola Cristo Rei já realizou. Em toda a história da escola, esse foi o primeiro movimento desse tipo, que falou sobre exploração, abuso sexual e bullying. Creio que isso vai ajudar muito na vida das famílias. A partir de hoje, toda a comunidade estará mais ligada e terá mais cuidado com isso”, afirmou.

A campanha Maio Laranja é uma mobilização nacional de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. Em Parintins, a gestão municipal segue firme no compromisso de fortalecer ações educativas e protetivas, garantindo a defesa dos direitos das crianças e adolescentes em todo o município.

Texto e foto: Oliver Freire - SEMED/SECOM
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários