A secretaria manteve 25 unidades de pronto-atendimento abertas 24 horas, além de um posto de saúde no Sambódromo

Fotos: Evandro Seixas / SES-AM
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) registrou 55.367 atendimentos na rede de urgência e emergência de Manaus, durante o período carnavalesco, de 12 a 17 de fevereiro. Os atendimentos na rede de saúde de Manaus podem ser acompanhados no portal Saúde em Tempo Real (saudeamemtemporeal.saude.am.gov.br) do Governo do Amazonas.
Foram registrados, no período, 537 atendimentos de vítimas de acidentes de trânsito, sendo 82 na quinta-feira, 98 na sexta-feira, 86 no sábado, 81 no domingo, 96 na segunda e 94 na terça. Desses, 342 envolveram motocicletas e 24 carros, além de 14 vítimas de atropelamentos e mais 157 relacionados a outros tipos de ocorrências no trânsito.
As 25 unidades de urgência e emergência da capital mantiveram seu funcionamento 24 horas, assegurando atendimento à população durante todo o período carnavalesco.


Fotos: Evandro Seixas / SES-AM
Em visita técnica aos prontos-socorros na terça-feira (17/02), a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, monitorou o funcionamento das unidades e o fluxo de atendimento. “A nossa rede de urgência e emergência seguiu em funcionamento ininterrupto, com equipes reforçadas e preparadas para atendimento. Nosso objetivo é assegurar assistência oportuna, com agilidade e segurança durante todo o Carnaval”, ressaltou.
Na terça-feira, como nos demais dias de Carnaval, o posto médico implantado pela SES-AM no Sambódromo garantiu atendimento aos foliões que participaram da Banda do Galo de Manaus.
De acordo com o balanço da secretaria, entre os dias 12 e 17 de fevereiro, foram feitos 39 atendimentos no posto de saúde da SES-AM, incluindo os dias de desfiles das escolas de samba e dos blocos carnavalescos. O serviço será retomado nos dias 20 e 21, no Carnaboi.


Fotos: Evandro Seixas / SES-AM
A estrutura montada no local possui equipe multiprofissional, formada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Conta com leito de observação, insumos e equipamentos necessários para a estabilização dos pacientes e remoção a unidades hospitalares de referência nos casos de maior complexidade.
“A presença do posto médico dentro do evento é fundamental, porque conseguimos prestar o primeiro atendimento de forma imediata. Fazemos a avaliação clínica, iniciamos a medicação quando necessário e, nos casos mais sensíveis, realizamos o encaminhamento com segurança. Isso garante mais tranquilidade para o público e fortalece a assistência em saúde durante a festa”, destacou o médico Guilherme dos Santos.
Louise da Silva, de 22 anos, que buscou atendimento no posto médico após apresentar desconforto durante o evento, ressaltou a agilidade da equipe e elogiou a assistência recebida. “Comecei a sentir dor no local da minha cirurgia e procurei ajuda. Fui atendida rapidamente, a equipe me avaliou e fez a medicação. Depois do atendimento, me senti bem melhor”, relatou.
Sensação
Vento
Umidade



