A comunidade de São Paulo, na Boca da Valéria, em Parintins, recebeu nesta quarta-feira (04), o primeiro navio turístico de 2026. Com cerca de 800 pessoas, entre passageiros e tripulantes, o MS Insignia já havia passado pela sede do município no último domingo (01), dando continuidade à temporada de transatlânticos 2025/2026.
A chegada do navio marcou oficialmente o início das atividades turísticas do ano na região, com impulso direto na economia local, beneficiando artesãos, condutores de trilhas, barqueiros e moradores que atuam na recepção dos turistas.
Nicléa Colares, turismóloga da Secretaria Municipal de Turismo, destacou a importância do momento para o fortalecimento do turismo e da economia local, ressaltando o envolvimento direto da comunidade e o potencial natural da região como atrativo para os visitantes. “É o primeiro navio que chega aqui no ano de 2026, para trazer o turismo, para fomentar a economia local. A comunidade está participando ativamente, vendendo artesanato, vendendo seus produtos. Também nós temos aqui muitos atrativos, como a própria Serra da Valéria, a natureza em si, a fauna, flora, que podem ser observados aqui a olho nu pelos turistas”, destacou.
Moradora da Boca da Valéria, a comerciante Vanilza Pires ressaltou que a presença dos turistas representa uma oportunidade concreta de geração de renda para as famílias da comunidade. “É bom porque a gente vende o artesanato e aí já dá pra ajudar no orçamento de casa. Comprar alimento pra gente e, assim, todo mundo aqui tem um pouquinho de artesanato pra vender. Entalhação de madeira, colar, bolsa, bonequinha de pano, é isso que a gente vende aqui e é muito bom porque pelo menos ajuda no orçamento de casa”, reforçou.
Para a artesã Elda Vieira, a chegada do navio vai além dos benefícios econômicos, alcançando também outras comunidades da região. “Eles vêm para trazer um benefício para nossa comunidade. Não é só para nós, para várias comunidades, como a Santa Rita, Samaria, Betel, Bete Semes, outras comunidades que sempre se fazem presente. Então para nós é uma grande satisfação estar aqui nesse dia, com esse movimento, e trazer alegria para todos que estão aqui presentes”, relatou.
A Prefeitura de Parintins tem investido de forma estratégica no fortalecimento do turismo na região. O objetivo é garantir um turismo sustentável, promovendo o intercâmbio cultural e gerando renda para as comunidades. A expectativa é de que, ao longo de 2026, novos navios atraquem na região, consolidando a Valéria como um dos principais cartões-postais turísticos de Parintins e do Baixo Amazonas.
Texto: Jackeline Carvalho -SECOM
Foto: Sidney Simas
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)
Sensação
Vento
Umidade



