Estado foi representado pela Fundação Alfredo da Matta, que apresentou ações de combate à doença na capital e interior

Fotos: Divulgação/Fuham
A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), esteve em Brasília, para o Encontro Nacional das Referências em Hanseníase do Brasil, que reuniu profissionais de diferentes regiões do país.O encontro começou na quarta-feira, (28/01) e encerrou na sexta-feira (30/01).
Representando a Fuham, estiveram a médica dermatologista Silmara Pennini, pesquisadora da instituição, o farmacêutico bioquímico Ewerton Sales, também pesquisador da Fuham, e a epidemiologista Valderiza Pedrosa, coordenadora do Programa Estadual de Combate à Hanseníase do Amazonas.
“Essa reunião teve como objetivo discutir todas as estratégias de hanseníase, discutir o apoio das instituições de referência para o programa nacional e para os programas estaduais de hanseníase. O Alfredo Amarca participou com a apresentação das ações que já realiza em apoio ao programa do estado do Amazonas”, lembrou Valderiza.
A programação, elaborada pela Coordenação-Geral de Vigilância da Hanseníase e Doenças em Eliminação do Ministério da Saúde, também levou discussões aprofundadas sobre temas essenciais à vigilância e ao cuidado, como vigilância de pacientes com deformidades, resistência medicamentosa e recidiva. Os cinco principais centros de tratamento da hanseníase no País, considerados referências nacionais, apresentaram suas respectivas realidades, bem como as ações realizadas.

Fotos: Divulgação/Fuham
A Fuham deu início às apresentações com a palestra da dermatologista Silmara Pennini. Fazem parte deste grupo nacional: Instituto Lauro de Souza (Londrina/PR), a Fundação Oswaldo Cruz, por meio do seu Laboratório de Hanseníase (Rio de Janeiro/ RJ), o Centro de Referência em Dermatologia Sanitária e Hanseníase (CRNDSHansen), da Prefeitura de Ribeirão Preto (SP), o Centro de Referência em Dermatologia Dona Libânia (CDERM) de Recife (PE) e o Centro de Referência Nacional em Hanseníase e Dermatologia Sanitária de Brasília (DF).
“Nós apresentamos nesse encontro, junto ao Ministério da Saúde, as referências nacionais e as coordenações do controle do programa da hanseníase de todos os estados do Brasil, tudo o que o Alfredo da Matta faz de ações, tanto no interior do estado, quanto para o resto do Brasil, inclusive com os países vizinhos.”, afirmou Silmara.
Com uma programação abrangente, o evento busca consolidar as referências nacionais, promover a troca de experiências e estratégias bem-sucedidas, e reforçar a mobilização social sob o tema do Janeiro Roxo.
“vários estados nos procuraram e já estamos alinhando algumas capacitações, sendo na FUHAM ou até mesmo nos seus próprios estados. A Fundação (Alfredo da Matta), mais uma vez, mostrando sua força e sua tradição em capacitar os profissionais de atenção primária de saúde”, afirmou Éwerton Sales.
Sensação
Vento
Umidade



