Somente em 2025, o Disk-Denúncia da SSP-AM recebeu mais de 6 mil informações sigilosas

Foto: Divulgação/SSP-AM
Denúncias enviadas pela população ao 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), auxiliaram as Forças de Segurança ao longo de 2025, na prisão de suspeitos envolvidos em crimes de homicídios, tráfico de drogas, estupro de vulneráveis e roubos. As informações, também, auxiliaram na apreensão de drogas e no combate aos crimes contra o meio ambiente.
Ao longo de 2025, atendentes do 181 receberam 6.137 denúncias. Deste total, 2.118 foram relacionadas ao tráfico de drogas. Além disso, foram repassadas outras 374 sobre pessoas foragidas da Justiça, 340 sobre maus-tratos contra pessoa idosa, 141 sobre maus-tratos à criança e ao adolescente, 148 sobre crimes sexuais contra criança e ao adolescente, 128 sobre roubos, furtos ou extorsão, 55 sobre homicídios dolosos, dentre outras informações.
Além de ligações sobre crimes hediondos, foram realizadas, ainda, 1.269 ligações sobre crimes de perturbação do sossego e 817 sobre a prática de crimes ambientais.

Foto:Divulgação/SSP-AM
Conforme explicou o secretário-executivo da Seaint, Divanilson Cavalcanti, todas as informações que chegam à unidade são checadas e encaminhadas às unidades operacionais conforme a tipificação criminal.
“Estamos trabalhando de forma muita integrada com todas as unidades policiais para darmos uma resposta cada vez mais rápida a essas denúncias. Quem faz essa denúncia porque tem ajudado na prisão de traficantes, e homicidas, na apreensão de armas e drogas”, destacou Divanilson Cavalcanti.

Foto: Divulgação/SSP-AM
Informações que resultam em prisões
Denúncias sobre pessoas envolvidas com o tráfico lideram as ligações, mas as informações, também, colaboraram para a prisão de pessoas envolvidas em crimes de homicídios, estupros de vulneráveis, roubo, violência doméstica, dentre outros. Além disso, auxiliou na apreensão de entorpecentes e no combate aos crimes ambientais.
As prisões foram efetuadas em Manaus, como também em Coari e Itacoatiara. Uma das denúncias resultou, em março de 2025, na prisão de um homem de 23 anos. O suspeito estava com dois mandados de prisão em aberto por tráfico de drogas e homicídio. Os mandados foram cumpridos na capital pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP).
Outro destaque foi à apreensão de 20 tabletes de drogas dentro de uma embarcação no porto privatizado de Manaus, em maio do ano passado. Com a apreensão da droga, dois suspeitos responsáveis pelo transporte foram presos em flagrante.
Em junho, as informações da população auxiliaram policiais da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) a localizar e prender um homem de 36 anos. Ele foi preso suspeito de matar um morador de rua, com idade estimada entre 30 e 35 anos. O crime foi praticado no mesmo mês da prisão, na zona norte de Manaus.
Sensação
Vento
Umidade



