E-mail

contato@site092.com

WhatsApp

(92) 999283-XXXX

Calhau-ApexBrasil
Amazonas

O ano de 2025 foi marcado pela tecnologia em favor do usuário do SUS no Amazonas e por grandes conquistas para a saúde no Estado

Lançamento de programas inovadores, queda da mortalidade materna e a retomada dos transplantes de fígado são algumas das conquistas históricas dest...

01/01/2026 15h05
Por: Redação
Fonte: Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Lançamento de programas inovadores, queda da mortalidade materna e a retomada dos transplantes de fígado são algumas das conquistas históricas destacadas pela SES-AM

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Fotos: Evandro Seixas/SES-AM | Alex Pazuello, Antonio Lima, Arthur Castro, Diego Peres e Mauro Neto/Secom

O balanço da Saúde no Amazonas mostra que 2025 foi um ano de resultados históricos, com investimentos que se refletiram na adoção de programas e projetos inovadores na rede pública e que se tornaram referência nacionalmente.

Um dos destaques foi o uso tecnologia como ferramenta que possibilitou ampliar o acesso aos serviços e reduzir o tempo de espera, através do programa Saúde AM Digital. Destaque nacional, a Telessaúde do Amazonas oferece consultas agendadas com especialistas e atendimento 24 horas com clínico geral através de aplicativo de celular, na palma da mão e disponível para todos os 62 municípios.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Evandro Seixas/SES-AM | Alex Pazuello, Antonio Lima, Arthur Castro, Diego Peres e Mauro Neto/Secom

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) também relaciona entre as principais conquistas alcançadas a queda no índice de mortalidade materna, a retomada dos transplantes de fígado, com o Estado se posicionando como o maior centro transplantador do Norte, e o fim da fila para cirurgias de catarata. Além disso, ressalta a implantação dos Centros de Atenção Integral à Criança (Caics) voltados para Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a inauguração do Centro de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero (Cepcolu), único do gênero no país.

A SES-AM também comemora o fato de os três grandes prontos-socorros de Manaus, sob nova gestão, estarem com os corredores livres de macas com pacientes aguardando atendimento, algo inédito até então. É o caso do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, que integra o Complexo Hospitalar Sul (CHS), o HPS Dr Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, na zona leste, e o HPS Dr João Lúcio Pereira Machado, no Complexo Hospitalar Leste (CHL).

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Fotos: Evandro Seixas/SES-AM | Alex Pazuello, Antonio Lima, Arthur Castro, Diego Peres e Mauro Neto/Secom

A redução do índice de mortalidade materna em 49,2% colocou o Amazonas em destaque no cenário nacional. Em novembro, a convite do Ministério Público do Estado da Bahia (MPE-BA), a SES-AM apresentou a experiência exitosa ao Observatório de Maternidades, vinculado ao Projeto Cegonha do MPE-BA. O resultado também foi apresentado em palestra pela secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, durante a 3ª Conferência Nacional de Planificação da Atenção à Saúde e do 1º Encontro Internacional de Promoção da Saúde, em Brasília, em 16 de dezembro.

Um marco também histórico de 2025 foi a retomada, após dez anos, do transplante de fígado no Amazonas. Em 2023, o Governo do Estado já havia retomado o transplante de rins, no Hospital Delphina Aziz, hoje o principal centro transplantador do Norte do Brasil. Em dezembro, o hospital atingiu o recorde estadual de seis transplantes realizados num intervalo de 24 horas.

O ano de 2025 também registrou o maior estoque de medicamentos dos últimos tempos na Central de Medicamentos do Amazonas e nas unidades descentralizadas do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf).

Inovações

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Evandro Seixas/SES-AM | Alex Pazuello, Antonio Lima, Arthur Castro, Diego Peres e Mauro Neto/Secom

O lançamento de projetos inovadores como o Saúde AM Digital, posicionou o Amazonas na vanguarda da modernização do Sistema Único de Saúde (SUS). Implantado em abril, o programa vem promovendo uma revolução, quando se trata de ampliação do acesso aos serviços e redução no tempo de espera.

O programa oferece consulta com clínico geral, por livre demanda 24 horas por dia, além dos atendimentos agendados em 17 especialidades. As teleconsultas, acessadas através do aplicativo de celular Saúde AM Digital, estão disponíveis para toda a população, em todos os 62 municípios do Amazonas.

A secretária Nayara Maksoud ressalta o protagonismo do Amazonas no Brasil quando o assunto é a digitalização, modernização e inovação no SUS. “Nos eventos do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, somos sempre referência, convidados a mostrar a nossa expertise nessa área e como colocamos o Amazonas num patamar diferenciado de redução de tempo de espera e de ampliação de acesso, usando a Telessaúde e outros equipamentos que se conectam para fazer saúde em regiões remotas e cercadas por água e floresta, como é a Amazônia”, afirma.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Evandro Seixas/SES-AM | Alex Pazuello, Antonio Lima, Arthur Castro, Diego Peres e Mauro Neto/Secom

Outro modelo de inovação adotado no estado e que chama a atenção é o Barco Hospital João XXIII, implantado em parceria com a Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus. “Trata-se de um hospital sobre as águas, um equipamento de mais de 100 metros quadrados, equipado para fazer do procedimento simples até a cirurgia, e que vem nos ajudando a promover o acesso junto à população ribeirinha e indígena”, descreve a secretária Nayara Maksoud.

Em um ano de implantação, o barco já ofereceu mais de 177 mil atendimentos em 20 municípios. O equipamento se soma à UTI Aérea, que na atual gestão se tornou o segundo maior serviço nessa modalidade, nas Américas, atrás do Alasca em termos de quantidade de voos, chegando a realizar de 8 a 12 por dia.

O Estado também ampliou o número de leitos de UTI no interior. Com a entrega em maio de mais dez leitos em Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), já são 53 no interior.

O Governo do Estado ainda fez repasses diretos de recursos para fortalecer a saúde no interior. Foram R$ 160 milhões destacados fundo a fundo às prefeituras como contrapartida estadual para o financiamento da Saúde nos municípios, em 2025.

Também foi inovação em 2025 na rede estadual de saúde a implantação do Caic exclusivos para tratamento de crianças com TEA. Já foram inaugurados o Caic TEA José Contente, no Jorge Teixeira, zona leste de Manaus, e o Gilson Moreira, no conjunto Mundo Novo, zona norte. Um terceiro, na zona sul, está em vias de ser entregue.

Da mesma forma, o Cepcolu, unidade vinculada à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon) especializada em conização, também foi uma inovação da gestão em 2025. Procedimento ginecológico para diagnosticar e tratar lesões pré-cancerígenas, a conização é uma grande aliada no combate ao câncer de colo de útero, o de maior incidência entre as mulheres no Amazonas.

Ainda na esteira da ampliação do acesso à saúde, em 2025 o Governo do Amazonas lançou dois grandes mutirões; um de cirurgia eletiva (agendada) e outro de consultas oftalmológicas. Em uma das especialidades, a cirurgia de catarata, a fila do Sistema Regulação na capital foi zerada e, agora, o mutirão está indo aos municípios do interior. No total, são 40 mil cirurgias há mais que 2024.

No mutirão de consultas oftalmológicas, o diferencial foi a inserção do política de órteses com entrega de óculos conforme prescrição médica.

Mudança no modelo de gestão

A Saúde do Amazonas também inovou na gestão, dando um grande salto, ao adotar novos modelos que estão permitindo que a rede de urgência e emergência se torne cada dia mais eficiente e produtiva. Os três maiores prontos-socorros da capital passaram a ser geridos por Organização Social de Saúde (OSS) e a integrar grandes complexos hospitalares.

O HPS João Lúcio, o 28 de Agosto e o Instituto da Mulher Dona Lindu, que integram o CHS, e o HPS Dr. Platão Aristóteles Bezerra de Araújo passaram a adotar o mesmo estilo de gestão que já funciona no Hospital Delphina Aziz e na UPA Campos Sales, no Complexo Hospitalar Norte (CHN).

Os resultados são visíveis na otimização dos processos nessas unidades, na redução de custos e maior eficiência. As cirurgias não urgentes, que antes demoravam para serem realizadas, aumentaram. No HPS 28 de Agosto e no Platão Araújo, o tempo de espera, que já chegou a 40 dias em outras épocas, baixou para uma média de sete dias. Isso porque os centros cirúrgicos agora operam 24 horas por dia, com toda a capacidade instalada.

O serviço também melhorou no pronto-atendimento dessas unidades com outra novidade que é o Fast Track. O HPS Platão Araújo, o HPS 28 de Agosto e o Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL) passaram a adotar esse sistema, que organizou as portas das unidades, tornando o atendimento para pacientes classificados como não urgentes mais rápido e eficiente.

A SES-AM também passou a adotar o sistema de contratação por credenciamento. Nesse modelo, mais de uma empresa pode prestar um mesmo serviço e, ao invés de plantão, contrata-se por quantidade de procedimentos. Com isso, o Governo do Estado vem realizando os mutirões de cirurgias e reduzindo o tempo de espera.

As mudanças nos modelos de gestão e de contratação estão ajudando a SES-AM a resolver outro problema crônico: os processos indenizatórios, reduzidos em mais de 50%.

Obras na Saúde

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Fotos: Evandro Seixas/SES-AM | Alex Pazuello, Antonio Lima, Arthur Castro, Diego Peres e Mauro Neto/Secom

Em 2025, foi concluído o projeto de reforma e ampliação de todos os 11 Caics e dos três Centros de Atenção Integral ao Idoso (Caimis).

No Hospital do Coração Francisca Mendes já foram inaugurados pelo governador Wilson Lima o Hospital Dia, a Clínica de Cardiologia II e o laboratório de análises clínicas, todos completamente revitalizados, ampliados e adaptados para atendimento especializado. A unidade, que está passando pela maior intervenção de sua história, após 26 anos de funcionamento, também teve seu parque tecnológico modernizado, ganhando a primeira ressonância magnética cardíaca, além de um novo tomógrafo e um equipamento de hemodinâmica que permitiu ampliar em 50% o número de cateterismos e angioplastias.

Em 2025, o hospital reforçou sua posição como referência regional do SUS, atendendo pacientes do Acre, Pará, Roraima, Paraná e até de áreas fronteiriças da Venezuela. A unidade ainda realizou a primeira cirurgia de correção de cardiopatia congênita com telemonitoramento à distância do Brasil, em parceria com o Hospital do Coração (HCor), de São Paulo.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Fotos: Evandro Seixas/SES-AM | Alex Pazuello, Antonio Lima, Arthur Castro, Diego Peres e Mauro Neto/Secom

O Complexo Hospitalar Sul está sendo completamente reconstruído e modernizado. Já foram inauguradas duas unidades de internação novas, uma no quinto e outra no quarto andar do HPS 28 de Agosto. A unidade também passou a oferecer o primeiro serviço de Ressonância Magnética 24 horas da rede estadual de saúde. Os pronto-atendimentos com Fast Track foram inaugurados no HPS 28 de Agosto e no IMDL. Foi feita a revitalização da fachada, da área externa, sistema de água e esgoto sanitário, subestações e sistema elétrico das duas unidades.

Quem também vem passando por revitalização é o HPS Platão Araújo, que já entregou seu novo pronto-atendimento com Fast Track.

Várias unidades de saúde passaram por revitalização dos seus espaços externos com iluminação moderna de LED e recapeamento asfáltico. As obras foram realizadas com apoio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários