As centrais de flagrantes da Polícia Civil e os atendimentos de urgência e emergência de saúde estão entre os serviços mantidos
O Governo do Amazonas manterá o funcionamento dos serviços essenciais nas repartições públicas estaduais durante os pontos facultativos, nesta véspera de ano novo, quarta-feira (31/12), a partir das 12h; no feriado de Ano Novo, nesta quinta-feira (01/01), e na sexta-feira (02/01), conforme decreto estadual.
A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) mantém os serviços essenciais durante o feriado prolongado, com a continuidade dos atendimentos do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), no bairro Parque 10, zona centro-sul, e da Casa Abrigo, que funcionam normalmente em regime de 24 horas. As unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) São José, Via Norte, Sumaúma, Compensa, Alvorada, Leste, Parque 10 e Studio 5 funcionam nesta quarta-feira (01/01) até as 12h. Todos os atendimentos retornam normalmente no dia 5 de janeiro (segunda-feira).
A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) informa que, na quinta-feira (01/01), as cozinhas e restaurantes populares do programa Prato Cheio não funcionarão. As atividades retornam normalmente na sexta-feira (02/01).
Segurança

Foto: Arquivo/Secom
O Governo do Amazonas vai contar com um esquema integrado dos órgãos estaduais para as festividades de fim de ano na capital e no interior, com foco na segurança e na prestação de serviços durante a virada para 2026.
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) irá reforçar a segurança durante as festas de Réveillon com o emprego de 37 policiais civis, nos dias 30 e 31 de dezembro. As equipes estarão presentes na Ponta Negra, por meio da Delegacia Móvel, além de integrar o efetivo do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
Além disso, a Base Virtual e as centrais de flagrante estarão à disposição da população para atendimento e registro de ocorrências.
Os 1º, 6º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs) irão funcionar em regime de plantão 24 horas, bem como as Delegacias Especializadas Crimes contra a Mulher (DECCM) zona centro-sul, no Plantão de Vulneráveis (PLV), Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), Apuração de Atos Infracionais (Deaai) e Homicídios e Sequestros (DEHS).
As Unidades Especializadas em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) e Crimes Contra o Turista (DECCT) funcionarão no mesmo regime, apenas para registro de ocorrências relacionadas às suas áreas.
Neste período, as ocorrências também podem ser registradas na Delegacia Virtual, pelo endereço: delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/.
Os demais Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e Delegacias Especializadas retomarão suas atividades normalmente no próximo dia útil.
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) manterá o policiamento ostensivo regular em toda a capital. Em casos de emergência, a população deve ligar para os telefones 190 e 181. O Corpo de Bombeiros também estará à disposição da população para prestação de socorro. Os acionamentos devem ser feitos pelo número 193.
A PMAM atua com um reforço específico para a Operação Réveillon, somando 1.404 policiais militares nos dias 30 e 31 de dezembro. O efetivo está distribuído em pontos estratégicos e festas de grande concentração de público, como o Réveillon da Ponta Negra (Complexo Turístico da Ponta Negra), Réveillon da Alameda Alphaville (Parque Amazonino Mendes), Réveillon do Educandos (Orla do Amarelinho), Réveillon do Colônia Antônio Aleixo, na zona leste, além das celebrações de Iemanjá, na zona oeste da capital.
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) atua na Operação Réveillon entre os dias 31 de dezembro de 2025 e 1º de janeiro de 2026, com 280 bombeiros militares na capital e no interior do estado. Em Manaus, além do efetivo diário, haverá reforço no serviço de prevenção na Ponta Negra, Alameda Alphaville e Orla do Amarelinho.
Ao todo, 45 viaturas serão utilizadas, incluindo Unidades de Resgate, Auto Bomba Tanque, Auto Tanque Florestal, quadriciclos, motos aquáticas e uma lancha, garantindo resposta rápida às ocorrências e ações preventivas durante os eventos.
Saúde

Foto: Arquivo/Secom
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informa que as 25 unidades de urgência e emergência da rede, incluindo os três prontos-socorros adultos, três prontos-socorros infantis, os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) distribuídos por todas as zonas da capital, além das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Campos Sales (Tarumã) e José Rodrigues (Cidade Nova), funcionarão normalmente, em plantão de 24 horas, durante o feriado de Ano Novo e no ponto facultativo de 2 de janeiro de 2026.
Nas sete maternidades estaduais, o atendimento às gestantes também seguirá normalmente, assim como o Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam), que estará disponível ininterruptamente durante todo o feriado.
Interior
No interior do estado, os hospitais dos 61 municípios vão operar em regime de plantão 24 horas, com o apoio da logística de UTI aérea da SES-AM, caso haja necessidade de transferências emergenciais para a capital. A frota terrestre de ambulâncias também segue disponível para garantir agilidade no atendimento, tanto na capital quanto no interior.
Saúde na palma da mão
Além das unidades de saúde, este ano a população tem à disposição uma nova modalidade de atendimento. É o atendimento com clínico geral por meio do aplicativo Saúde AM Digital, que pode ser baixado no celular, para casos de pouca gravidade.
O serviço funciona 24 horas por dia, com atendimento direto pelo celular. Para ter acesso, o usuário preenche seus dados, informa CPF e número do SUS e, ao buscar atendimento, responde a uma triagem de oito perguntas que orienta o encaminhamento. Pacientes com sintomas leves, como dor de cabeça, febre baixa, cólicas, dor abdominal, vômito, diarreia sem sinais de desidratação, quadros gripais sem gravidade ou dificuldade moderada para respirar, são direcionados imediatamente para o atendimento remoto com o clínico geral.
Abastecimento garantido
A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) realizou uma visita técnica a todas as unidades de urgência e emergência que irão funcionar no feriado e traçou um plano de contingência do abastecimento de insumos e medicamentos.
Unidades ambulatoriais
Os atendimentos com agendamento, realizados nos Centros de Atenção Integral à Criança (Caics), Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimis) e Policlínicas, funcionam até meio-dia de quarta-feira (31/12), com retorno na segunda-feira (05/01).
As agendas dessas unidades são bloqueadas nos fins de semana, feriados e pontos facultativos, e não são marcados no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) atendimentos para esses dias.
Fundações
Nas fundações de saúde, os atendimentos de urgência, emergência e internação funcionarão normalmente, em regime de plantão 24 horas.
A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) informa que o atendimento ambulatorial e os exames laboratoriais funcionam no dia 31, até meio-dia, para atendimentos agendados, retornando, depois, na segunda-feira (05/01).
No Hemoam, a coleta de sangue funcionará nos dias 31 de dezembro até o meio-dia, na sexta-feira e no sábado (02 e 03/01), das 7h às 18h. Quinta (1º/01) e domingo (04/01) não haverá coleta. O atendimento ambulatorial e a realização de exames laboratoriais agendados retomam as atividades na segunda-feira (05/01).
Os serviços de urgência para pacientes do Hemoam e as internações encaminhadas pela Regulação funcionarão normalmente durante todo o feriado.
Na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), os atendimentos de urgência, emergência e internação funcionarão normalmente. O laboratório de análises clínicas atenderá os pacientes previamente agendados e o ambulatório não funcionará nos dias 1º e 2 de janeiro, conforme decreto.
Na Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), as consultas e exames laboratoriais funcionam no dia 31 até o meio-dia, retornando às atividades na segunda-feira (05/01).
Na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), os atendimentos ambulatoriais funcionam na semana do Ano Novo até quarta-feira (31/12), ao meio-dia, voltando à rotina na segunda-feira (05/01).
E na Fundação Hospital Francisca Mendes (FHFM), as cirurgias de urgência e as programadas serão realizadas durante todo o feriado de Ano Novo. Conforme decreto governamental, os atendimentos e exames ambulatoriais funcionam até o meio-dia de quarta-feira (31/12) e, depois, retomam na segunda-feira (05/01).
Atendimento de urgência e emergência
Hospital e Pronto-Socorro (HPS) João Lúcio: avenida Cosme Ferreira, 3937, Coroado.
Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo: avenida Autaz Mirim, s/n, Jorge Teixeira.
Complexo Hospitalar Sul (HPS 28 de Agosto): avenida Mário Ypiranga, 1581, Adrianópolis.
Hospital e Pronto-Socorro da Criança (HPSC) Zona Leste (Joãozinho): avenida Cosme Ferreira, 3937, Coroado.
Hospital e Pronto-Socorro da Criança (HPSC) Zona Oeste: avenida Brasil, Compensa.
Hospital e Pronto-Socorro da Criança (HPSC) Zona Sul: avenida Codajás, 26, Cachoeirinha.
Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Alvorada: rua Lóris Cordovil, s/n, Alvorada.
Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Chapot Prevost: avenida Getúlio Vargas, Colônia Antônio Aleixo.
Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Coroado: avenida Beira Mar, 156, Coroado.
Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Danilo Corrêa: avenida Noel Nutels, s/n, Cidade Nova I.
Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Dr. José De Jesus Lins De Albuquerque: rua Maracanã, s/n, Redenção.
Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Enfª Eliameme Rodrigues Mady: avenida Samaúma, S/N, Monte das Oliveiras.
Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Joventina Dias: Rua T6, 33, Compensa III.
Serviço de Pronto Atendimento (SPA) São Raimundo: Praça Ismael Benigno, 155, São Raimundo
Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Zona Sul: rua Bento José de Lima, 33, Colônia Oliveira Machado.
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Sales: avenida Dona Otília, 649, Tarumã.
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) José Rodrigues: avenida Camapuã, 1.100, Novo Aleixo.
Centro de Saúde Mental do Amazonas: avenida Desembargador João Machado, S/N, Planalto.
Complexo Hospitalar Sul (Instituto da Mulher Dona Lindu): avenida Mário Ypiranga, 1580, Adrianópolis.
Maternidade Dr. Antenor Barbosa: Rua Professora Lea Alencar, s/n, Alvorada.
Maternidade Ana Braga: avenida Cosme Ferreira, s/n, São José I.
Maternidade Azilda da Silva Marreiro: avenida Samaúma, 630, Cidade Nova.
Maternidade Balbina Mestrinho: avenida Duque de Caxias, 1142, Praça 14
Maternidade Chapot Prevost: avenida Getúlio Vargas, Colônia Antônio Aleixo.
Maternidade Dona Nazira Daou: avenida Camapuã, 108, Cidade Nova II.
Trânsito

Foto: Arquivo/Secom
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) informa que na quarta-feira (31/12), o atendimento será até às 12h. Nos dias 1º e 2 de janeiro não haverá atendimento em decorrência do feriado e ponto facultativo. Os atendimentos retornarão normalmente no dia 5 de janeiro.
Educação
Não haverá aula nas escolas da rede estadual de ensino e não haverá expediente administrativo nos dias 31 de dezembro, 1º e 2 de janeiro. O retorno das atividades será no dia 5 de janeiro.
Cultura

Foto: Arquivo/Secom
Os espaços culturais administrados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, vão funcionar em horário diferenciado até o dia 4 de janeiro de 2026.
No Teatro Amazonas, não haverá visitação turística nos dias 31 de dezembro de 2025 e 1º de janeiro de 2026. As visitações retomam no dia 2 de janeiro, das 9h às 13h.
O Museu do Seringal entre os dias 31 de dezembro e 2 de janeiro permanece sem visitação, com retorno das atividades no dia 3 de janeiro.
No Palacete Provincial tem suspensão das atividades entre 31 de dezembro e 2 de janeiro e retorno no dia 3 de janeiro.
No Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA) a visitação no dia 31 de dezembro será das 9h às 12h. Nos dias 1º e 2 de janeiro, o espaço permanece fechado, com retomada das atividades no dia 3 de janeiro.
O Centro Cultural Palácio Rio Negro (CCPRN) recebe visitação no dia 31 de dezembro, até 12h, e nos dias 1º e 2 de janeiro, as atividades do centro cultural ficam suspensas, retornando somente no dia 3 de janeiro.
O Centro Cultural Palácio da Justiça (CCPJ) funciona até 12h, no dia 31 de dezembro, e as atividades ficam suspensas nos dias 1º e 2 de janeiro, com retomada no dia 3 de janeiro.
A Galeria do Largo suspende visitação nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. As atividades retomam nos dias 2, 3 e 4 de janeiro, das 15h às 20h.
Sensação
Vento
Umidade



