E-mail

contato@site092.com

WhatsApp

(92) 999283-XXXX

Calhau-ApexBrasil
Amazonas

Com nova convocação de aprovados em concurso, Governo do Amazonas reforça segurança na capital e no interior do estado

Mais de 800 profissionais integrarão os efetivos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e da Secretaria de Segurança Pública...

31/12/2025 13h11
Por: Redação
Fonte: Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Mais de 800 profissionais integrarão os efetivos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e da Secretaria de Segurança Pública

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: Diego Peres e Alex Pazuello/Secom

A segurança na capital e nos municípios do interior do Amazonas ganhou um novo reforço com a convocação de mais 847 aprovados em concursos públicos do Estado. A iniciativa anunciada pelo governador Wilson Lima na terça-feira (30/12), ampliará o efetivo de instituições como as polícias Militar (PM-AM) e Civil (PC-AM), Corpo de Bombeiros Militar (CBMAM) e a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Na Polícia Militar estão sendo convocados 100 oficiais e 500 alunos soldados do cadastro reserva. O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, afirmou que a população amazonense já está sentindo os impactos positivos na segurança com os novos soldados convocados, que segundo o comandante, renova e revigora a tropa da instituição.

“O Governo do Amazonas vem investindo forte na convocação de novos policiais e isso impacta, diretamente, na redução dos principais índices de criminalidade. É a presença dos policiais nas ruas, do Estado representado. Isso também impacta na produtividade, são mais foragidos da Justiça capturados, mais homicidas presos”, declarou o comandante-geral da PMAM.

A PC-AM contará com a incorporação de 94 novos profissionais, sendo 15 delegados, sete peritos, 25 escrivães e 47 investigadores. De acordo com o governador Wilson Lima, a maior parte dos profissionais convocados atuará no interior do estado. O delegado-geral adjunto da PC-AM, Guilherme Torres, destacou o fortalecimento da segurança em todos os municípios do interior com os recentes investimentos do Governo do Amazonas.

“Já temos feito um trabalho muito importante no interior do estado do Amazonas, haja vista que o governador havia convocado delegados de polícia, escrivães e investigadores. Já temos servidores trabalhando em prol da sociedade em todos os municípios. E agora esses servidores também irão direto para o interior do estado, resolvendo um problema crônico que tínhamos. Esse é um momento muito importante para a Polícia Civil”, afirmou o delegado-geral adjunto da PC-AM.

O CBMAM também será reforçado com a convocação de 15 oficiais e 100 alunos soldados, todos também do cadastro reserva. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Orleiso Muniz, destacou a quantidade de novos soldados e oficiais convocados pelo governador Wilson e os impactos diretos na prestação de serviços para a população do Amazonas.

“É um incremento significativo no nosso efetivo, considerando que estamos passando por um processo de expansão vigoroso. Isso mostra o comprometimento do Governo do Estado com a corporação e o maior beneficiado é a sociedade, que vai ter mais gente qualificada e em mais locais para atender as pessoas”, declarou o comandante-geral do CBMAM.

A SSP-AM, por sua vez, será contemplada com a convocação de mais 38 profissionais, sendo um técnico de nível superior e 37 assistentes operacionais.

Investimentos

Desde 2019, o Governo do Amazonas vem investindo na política de Segurança Pública por meio do programa Amazonas Mais Seguro. Até outubro de 2025, foram investidos mais de R$ 1 bilhão em ações que integram tecnologia, mobilidade policial e valorização dos profissionais da área, resultando em prejuízos ao crime organizado, ampliação da presença do Estado e redução dos principais indicadores de criminalidade em todo o Amazonas.

Como resultado dos investimentos e ações integradas, o Amazonas registrou, em 2025, reduções expressivas nos principais indicadores de criminalidade, com queda de 31% nos roubos de veículos, 32% nos homicídios, 44,8% nos feminicídios e 28% nos roubos de celular, além de um aumento de 4,8% na apreensão de armas de fogo.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários