Ação intensifica as atividades de prevenção nos municípios e convoca a população a se unir no combate ao mosquito Aedes aegypti


Neste sábado (13/12), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realizou o Dia D de Mobilização contra a Dengue, durante a 28ª edição do Programa Governo Presente, no bairro Alvorada, em Manaus, reforçando as ações de prevenção às arboviroses diante do aumento do risco de transmissão neste período sazonal, em articulação com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), que convoca a população a intensificar os cuidados para o enfrentamento da doença.
De acordo com a FVS-RCP, entre 1º de janeiro e 6 de dezembro, foram registrados 18.609 casos suspeitos de arboviroses no estado, com confirmação de 4.609 casos de dengue (por critério laboratorial ou clínico-epidemiológico), 154 de chikungunya, 60 de febre de Mayaro e 25 de zika.
As ações de prevenção à dengue ocorrem de forma contínua ao longo do ano, em articulação com as secretarias municipais de saúde. De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, as ações são intensificadas no período que corresponde à sazonalidade das arboviroses no Amazonas, que coincide com o inverno amazônico, quando o risco de transmissão é maior.
“O combate às doenças transmitidas por mosquitos, como Aedes aegipty, transmissor da dengue, zika e chikungunya, tem que ser um esforço coletivo. O mosquito prolifera onde tem água parada. Cabe, portanto, a cada cidadão e cidadã fazer também a sua parte, com ações simples no dia a dia, como evitar o acúmulo de água em recipientes”, afirma.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, reforça o apelo. “Cada foco eliminado reduz o risco de transmissão. A prevenção começa em casa e se fortalece com a participação de todos”, explica.
Ações da FVS-RCP no Governo Presente
Alinhado à campanha nacional de prevenção à dengue, o Dia D destaca o tema “Tem 10 minutinhos?”, convocando a população a incorporar, na rotina semanal, a verificação de ambientes domésticos e comunitários para eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti.
Para o diretor de Vigilância Ambiental da FVS-RCP, Elder Figueira, a mobilização busca tornar a prevenção um hábito cotidiano. “A proposta é estimular uma prática simples e contínua. Dez minutos por semana permitem identificar e eliminar focos do mosquito, reduzindo de forma significativa o risco de transmissão da dengue, zika e chikungunya. A participação da população faz toda a diferença”, destaca.
De acordo com a dona de casa Maria Vandeleia, a ação é uma oportunidade de aprender, na prática, como evitar a dengue no dia a dia. “A gente vem para participar e entender melhor o que precisa fazer para prevenir essas doenças. É cuidar das plantas, colocar areia nos pratinhos, não deixar água parada em pneus, tanques ou outros recipientes no quintal. Tem que virar garrafas térmicas, garrafas de vidro, tudo que possa juntar água. No fim das contas, é todo mundo junto contra a dengue”, destacou.
A programação incluiu exposição do Ciclo do Mosquito, que mostra de forma clara e visual as fases de vida do Aedes aegypti e como pequenos descuidos viram criadouros; Tapete da Prevenção, um percurso interativo com orientações práticas e acessíveis para manter os ambientes livres do vetor; e o Quiz da Dengue, dinâmica divertida que testa conhecimentos e incentiva a população, de todas as idades, a reforçar hábitos de prevenção na rotina diária.
Sensação
Vento
Umidade



