Mais de 3,8 mil futuros calouros, distribuídos entre o Vestibular e SIS, irão ingressar na UEA, em 2026


O sentimento de emoção marcou a manhã desta terça-feira (9/12), na divulgação dos resultados do Vestibular 2025, acesso 2026, e do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) da Universidade do Estado do Amazonas. Entre abraços e lágrimas de alegria, mãe e filha dividiram um momento especial: aprovadas nos cursos de Pedagogia e Matemática, respectivamente, Daise Tury e Laís Tury comemoraram juntas a tão esperada conquista. Os resultados do Vestibular e SIS estão disponíveis em: www.uea.edu.br
A celebração ganhou ainda mais brilho durante a festa da aprovação, realizada na Reitoria da UEA, que reuniu candidatos, familiares e contou com apresentação especial do Tubones Coral.
Tomada pela felicidade assim que os nomes foram confirmados na lista de aprovados, a futura caloura da UEA, Laís Tury, 17 anos, define o momento como gratificante. “A minha mãe não fez faculdade devido ao meu nascimento. Ela resolveu dedicar a vida dela para cuidar de mim. A gente resolveu fazer a prova juntas e estou muito feliz, muito orgulhosa, porque desejo as melhores coisas para ela e sei que ela vai ser uma professora incrível.”

Foto: Gustavo Rodrigues/UEA
Para Daise Tury, 38 anos, o resultado da filha era aguardado, mas poder comemorar a sua aprovação junto a ela teve um sabor especial. “Depois de criar minhas filhas, eu resolvi prestar o vestibular mais uma vez e não esperava a minha aprovação. Eu esperava o resultado positivo dela, mas o meu não esperava. Fiquei realmente surpresa.”
Em 2026, mais de 3,8 mil futuros calouros, distribuídos entre o Vestibular e SIS, irão ingressar na UEA. Neste ano, a universidade, também, atingiu a marca de 83.970 candidatos inscritos nos processos seletivos do Vestibular e do SIS. Considerado o maior número de inscrições da última década, desde 2015.
“Isso mostra o quanto a Universidade do Estado do Amazonas tem se colocado como uma universidade de qualidade, uma instituição que, de fato, é extremamente determinante para o desenvolvimento do Estado do Amazonas e da região Norte do nosso país. As pessoas vêm procurando cada vez mais a universidade para poder mudar suas realidades de vida, suas perspectivas, confiando que a UEA vai conseguir transformar a vida dessas pessoas por meio da educação”, disse o reitor da UEA, André Zogahib.

Foto: Gustavo Rodrigues/UEA
O diretor em exercício da Comissão Geral de Concursos da UEA, Jonas Alves, reforçou que, a partir da divulgação dos resultados, começa, agora, a convocação e o edital de matrícula. “A partir de amanhã já começam os procedimentos e envio de documentação, no caso, por exemplo, de bancas de verificação, Pessoas com Deficiência e heteroidentificação.”
Primeira turma de IA
A UEA iniciará, em 2026, a primeira turma do curso de Bacharelado em Inteligência Artificial (IA), oferecido em Parintins e Itacoatiara, com 60 vagas, sendo 30 para cada cidade. Para Fábio Henrique Gadelha, 17 anos, selecionado no curso em Itacoatiara, a aprovação representa alegria de seguir sua formação na área de tecnologia.


“Estou me formando agora no ensino médio em Tecnologia e Informática, e acho muito legal continuar nessa área pela qual me apaixonei. Além disso, posso usar esse aprendizado para contribuir com a sociedade e ajudar outras pessoas. Estou ansioso porque vou conhecer pessoas novas e acredito que esse novo ensino vai ser diferente.”
Os resultados do Vestibular e SIS estão disponíveis em: www.uea.edu.br .
Sensação
Vento
Umidade



