Fortalecendo o diálogo sobre prevenção, acolhimento e garantia de direitos, a vice-prefeita Vanessa Gonçalves participou nesta segunda-feira (24) da Roda de Conversa em alusão ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher, promovido pela Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth) e pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Paulo Corrêa).
O encontro reuniu mulheres da oficina de artesanato assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) em palestra com o programa Ronda Maria da Penha. Vanessa Gonçalves incentivou as mulheres a combater todas as formas de violência, além de reforçar a importância de denunciar e do apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade.
“Um dia importante com troca de experiências, informações sobre os direitos e os deveres das mulheres. Nós, enquanto gestão municipal, reafirmamos nosso compromisso com políticas públicas que garantem proteção, respeito e dignidade às mulheres, fortalecendo a rede de enfrentamento e promovendo ações que conscientizam toda a sociedade. Diga não à violência contra a mulher”, ressaltou.
Um dos instrumentos mais importantes para o enfrentamento da violência contra a mulher, o Programa Ronda Maria da Penha, a atuação com os casos atendidos, as mulheres acompanhadas e a mudança de vida de mulheres em superação foram destacadas pela Cabo Laureane Reis, que palestrou na Roda de Conversa.
“O Ronda atua há cerca de dois anos e já tivemos mais de 500 mulheres acompanhadas. Atualmente, são 30 mulheres que resolveram sair do ciclo de violência, denunciando, solicitando medida protetiva, porque o autor não quis cumprir a medida protetiva”, informou.
Segundo Cabo Laureane, muitas mulheres agradeceram o programa que ajudou na mudança de vida. “Algumas conseguiram seguir em frente com a atuação programa Ronda Maria da Penha. Com essa fiscalização e acompanhamentos agradecemos a todas que já participaram, que quiseram denunciar. Fazemos a visita solidária. Nós vamos em busca dessa mulher. Denunciar é um ato de coragem “, enfatizou.
Parintins possui uma extensa rede de proteção às mulheres: Delegacia Especializada de Polícia, Defensoria Pública, Ministério Público, Ronda Maria da Penha, Centro de Referência de Assistências Social (CRAS), Centro de Referência Especulado de Assistência Social (CREAS), Serviço de Apoio à Mulher, Idoso e Criança (Samic), Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres de Parintins (CMDDMPIN).
A coordenadora do CRAS, Liliane Maia ressaltou que a Roda de Conversa proporcionou às mulheres oportunidade de aprender mais sobre os tipos de violência que acontece no cotidiano.
Texto Josene Araújo – SEMASTH/SECOM
Fotos: Arleilson Cruz
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)
Sensação
Vento
Umidade



