E-mail

contato@site092.com

WhatsApp

(92) 999283-XXXX

Calhau-ApexBrasil
Amazonas

No Dia Mundial da Prematuridade, SES-AM destaca redução histórica de 16% na mortalidade infantil

Avanços foram apontados durante a abertura oficial da campanha Novembro Roxo...

18/11/2025 11h16
Por: Redação
Fonte: Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Avanços foram apontados durante a abertura oficial da campanha Novembro Roxo

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Francisco Mourão /SES-AM

A redução histórica de 16% na mortalidade infantil no Amazonas foi destacada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), durante a abertura oficial da campanha Novembro Roxo. O evento, em apoio ao Dia Nacional da Prematuridade, aconteceu na Maternidade de Referência Ana Braga, na segunda-feira (17/11).

O avanço reflete os investimentos do Governo do Amazonas na expansão da estrutura assistencial e na qualificação do cuidado materno-infantil. De acordo com a SES-AM, nos últimos anos foram abertos 85 novos leitos neonatais nas maternidades estaduais.

A campanha Novembro Roxo reforça a importância da assistência especializada aos recém-nascidos prematuros, aqueles com menos de 37 semanas de gestação. Em 2025, dos 15.405 bebês nascidos vivos no Amazonas, 1.784 foram prematuros, representando 11,58% dos nascimentos.

Para a secretária executiva adjunta de Assistência da SES-AM, Mônica Melo, que representou a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud no evento, o rigor na implementação da Política Nacional de Humanização e a organização da linha de cuidado materno-infantil, desde o acesso até o acompanhamento pós-alta, são essenciais para esse avanço.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Francisco Mourão /SES-AM

“A SES-AM mantém equipes multiprofissionais atuando de forma contínua no cuidado desses bebês, com foco na humanização, na segurança e no acolhimento integral à família do prematuro, além de apostar na capacitação constante das equipes”, afirmou.

Rafael, de 9 anos, é um exemplo de pré-maturo salvo nas maternidades do Estado. Durante a abertura da campanha, a mãe Miriane Groff compartilhou a experiência, ao relembrar os primeiros dias de vida do filho nascido prematuro extremo e atendido na UTI Neonatal da Ana Braga.

“A prematuridade é um desafio enorme para qualquer família. Mas aqui nós fomos acolhidos. O Rafael era muito pequeno, e eu tinha medo até de tocá-lo. Foi a equipe que me ensinou, com paciência, o valor do Método Canguru. O primeiro contato pele a pele dele foi com o pai e, a partir daquele momento, ele começou a ganhar peso e a reagir”, relatou a mãe de Rafael.

O diretor da Ana Braga, Edilson Albuquerque, afirma que a maternidade garante uma linha de cuidado completa ao recém-nascido prematuro. “Todo o nosso fluxo assistencial, da UTI Neonatal aos cuidados intermediários e ao acompanhamento ambulatorial, é pensado para oferecer segurança, acolhimento e continuidade no tratamento. Cada avanço que apresentamos, hoje, reflete o comprometimento das nossas equipes, em assegurar que esses bebês tenham a melhor chance de recuperação e desenvolvimento. É um trabalho que exige dedicação técnica, sensibilidade e integração da rede”, disse.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Francisco Mourão /SES-AM

Estratégias que salvam vidas

A enfermeira intensivista neonatologista Elna Pantoja, coordenadora estadual do Método Canguru, ressaltou que a política é fundamental para reduzir a mortalidade neonatal. “O Método Canguru é essencial no cuidado. Ele envolve a família, fortalece o vínculo e melhora o desenvolvimento do bebê. Ele caminha junto com a Qualineo, estratégia que trabalha nas maternidades os dez passos fundamentais para a redução da mortalidade neonatal”, explicou.

O retorno de Rafael à maternidade, afirma Elna, fortalece a equipe. “Mostra para a equipe que vale a pena. É emocionante ver como o cuidado oportuno, aliado ao envolvimento da família, transforma vidas”, completou a coordenadora, Elna Pantoja.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Francisco Mourão /SES-AM

Avanços na rede

A SES-AM avançou na qualificação da assistência materno-infantil com a implementação de uma série de ações estratégicas, como a expansão dos Bancos de Leite Humano (BLH) e dos Postos de Coleta de Leite Humano (PCLH), essenciais para a alimentação de bebês prematuros internados nas unidades neonatais. No campo da formação profissional, a SES-AM mantém capacitação contínua, também trabalha na elaboração da Linha Guia da Amamentação, documento que orientará práticas padronizadas em toda a rede.

Em outra iniciativa, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a SES-AM avança na execução da estratégia Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI), ampliando a resolutividade dos serviços e qualificando o cuidado às crianças na primeira infância. A secretaria também implementou nas maternidades salas de apoio às mulheres trabalhadoras que amamentam.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Fotos: Francisco Mourão /SES-AM

Hospital Amigo da Criança

Todas as maternidades da rede estadual são certificadas pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). Trata-se de um reconhecimento do Ministério da Saúde e o UNICEF às maternidades que adotam práticas comprovadas de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Para manter o certificado, a maternidade precisa adotar os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, garantindo atendimento humanizado, contato pele a pele, alojamento conjunto, manejo adequado da amamentação e equipes capacitadas.

Programação

A abertura oficial da campanha contou com a presença de diretores e colaboradores e de familiares de crianças prematuras nascidas nas maternidades da capital. A programação da semana é conduzida pelo Grupo de Trabalho do Método Canguru, reforçando a importância do cuidado integral. A programação segue em outras cinco unidades da rede estadual: Instituto Dona Lindu, Maternidade Dr. Antenor Barbosa, Balbina Mestrinho, Dona Nazira Daou e Azilda da Silva Marreiro.

Entre as atividades previstas estão ações educativas, rodas de sensibilização, oficinas, workshops sobre o Método Canguru, dinâmicas, além do tradicional Encontro dos Bebês Egressos, no dia 28 de novembro.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários