Fortalecer o combate ao racismo religioso é uma das propostas do “V Encontro dos Povos de Terreiro de Parintins”, evento que dá visibilidade às religiões de matriz africana e será realizado dia 20 de novembro, com apoio da Prefeitura de Parintins.
A programação acontece a partir das 17h, no Anfiteatro Sila Marçal e reunirá diversas expressões culturais e religiosas, incluindo gira, apresentações de teatro, música, mostra de artes visuais e participação especial do Boi-Bumbá Caprichoso, celebrando a ancestralidade e o respeito à diversidade religiosa.
Pela primeira vez no município uma política pública é voltada ao apoio e à valorização das religiões de matrizes africanas. A iniciativa da gestão do prefeito Mateus Assayag e a vice-prefeita Vanessa Gonçalves marca um avanço significativo no reconhecimento da diversidade religiosa e cultural presente em Parintins. O prefeito reafirma o compromisso com a promoção dos direitos humanos, da liberdade de expressão religiosa e do combate à intolerância. Ao apoiar tradições afro-brasileiras, o gestão municipal contribui para a construção de uma cidade mais inclusiva, respeitosa e plural.
A integrante da comissão organizadora, Fraciney Silva, ressalta que o evento representa uma oportunidade para a sociedade conhecer a essência das religiões de matriz africana, marcadas pela solidariedade e espiritualidade.
“Convidamos a comunidade parintinense para contemplar a verdadeira face das religiões de matriz africana, que têm o amor e a caridade como base estrutural. Também agradecemos a Prefeitura de Parintins, por meio do prefeito Mateus Assayag, que usa da diplomacia para entender que as religiões nasceram para fazer o bem. As religiões de matriz africana nada mais são do que paz, amor, fraternidade, e esse apoio é fundamental para que possamos viver numa sociedade mais harmônica e igual”, destacou.
De acordo com Mãe Márcia de Oyá - Sacerdotisa de Umbanda, o Encontro dos Povos de Terreiro chega à sua quinta edição em 2025, desde sua criação em 2021 pelo movimento Afro-Parintin. O evento nasceu com o propósito de enfrentar a intolerância religiosa e promover reconhecimento e dignidade a praticantes e casas de terreiro.
“O tema deste ano é “Nas Encruzilhadas Ancestrais da Resistência”, abordando a importância de Exu e a luta pelo respeito às tradições afro-brasileiras. Agradecemos o apoio da Prefeitura de Parintins, e de outros órgãos como a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, pois esse apoio é fundamental para o fortalecimento do movimento”, afirmou.
Mãe Márcia reforça o convite à população para prestigiar a programação e celebrar a diversidade cultural e espiritual da cidade. Para os organizadores, o V Encontro dos Povos de Terreiro já se consolida como um marco de resistência, união e crescimento da comunidade de terreiro em Parintins.
Texto: Julio Butel – SECOM
Fotos: Acervo Movimento Afro-Parintin
E-mail: [email protected]
Site:www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)
Sensação
Vento
Umidade



