Cerca de 100 militares participaram da atividade


O vazamento de produto químico perigoso e o desabamento parcial de um prédio, no Centro de Manaus, foram os cenários de um treinamento realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). A simulação reuniu cerca de 100 militares, no sábado (15/11).
O objetivo é capacitar e avaliar os cadetes na aplicação de procedimentos do sistema de comando de incidentes e de operações em emergências envolvendo produtos perigosos, observando a gestão de recursos, a organização de seções, a coordenação de ações em ambiente complexo e a tomada de decisão em condições extremas.
“A experiência proporciona aos futuros oficiais o desenvolvimento das competências necessárias para atuarem de maneira técnica, segura e integrada em ocorrências de grande impacto”, disse a bombeiro militar Waldenize Fonseca, professora da disciplina de emergência envolvendo produtos perigosos.
A atividade faz parte do treinamento final dos alunos do Curso de Formação de Oficiais (CFO) e conta com a atuação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Manaus), da Polícia Militar do Estado do Amazonas (PMAM), do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e da Defesa Civil do Estado do Amazonas.
A sequência operacional tem seis fases, entre as quais: comunicação do incidente; despacho de viaturas; estabelecimento do posto de comando; montagem da área de concentração de vítima; entre outros itens. E finaliza com o debriefing, quando é feita a consolidação dos dados e avaliação final de todo o atendimento.
O treinamento conta com a participação de diversos grupamentos do CBMAM, além de cães do Grupamento de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (GBRESC).


“O simulado é importante para a formação do futuro oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, já que ele fornece um conhecimento prático do que nós aprendemos no curso. E por se tratar de uma ocorrência assim diversificada, foi possível aplicar diversos conhecimentos, tanto na área de localização de vítimas, armazenamento de produtos perigosos e atendimento”, afirmou a cadete Ana Ibernon.
Investimentos
Em 2025, o Corpo de Bombeiros do Amazonas está implantando bases permanentes em municípios que não contavam com a presença fixa da instituição, por meio da implantação de Grupamentos Integrados de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIPs), o maior projeto de expansão do CBMAM. Entre maio e novembro deste ano, o CBMAM saiu de 11 para 22 cidades com bases permanentes.
Sensação
Vento
Umidade



