Os fatores climáticos influenciam diretamente na vida dos seres humanos, especialmente dos ribeirinhos e, neste contexto, a Prefeitura de Parintins, por meio da Defesa Civil realiza constantemente a coleta e monitoramento de dados meteorológicos e hidrológicos do rio Amazonas. Na manhã desta quinta-feira (13), a Defesa Civil do Amazonas apresentou os prognósticos para o trimestre de novembro, dezembro/2025 e janeiro de 2026.
O relatório técnico compartilhado com os municípios apresenta uma análise abrangente do comportamento das chuvas, das condições oceânicas e dos prognósticos climáticos. As informações precisas e atualizadas objetivam orientar ações de planejamento e resposta, além de antecipar cenários críticos e subsidiar a tomada de decisões em situações de emergência.
De acordo com secretário de Defesa Civil de Parintins, Adriano Aguiar Padilha, os dados apresentados no documento indicam uma elevação no nível dos rios. "O rio hoje está 3 metros acima das duas maiores estiagens que foram as de 2023 e 2024. Com isso, a gente vem mantendo esse monitoramento e também dialogando com as comunidades rurais, principalmente as de várzea, que sofrem com uma cheia grande e também com as comunidades que sofrem o isolamento com uma estiagem severa", explicou.
O relatório contém ainda cotagramas que apresentam um comportamento típico de transição de períodos de cheia e vazante, mas que indicam variações regionais relevantes.
"O prognóstico climático para os meses de novembro, dezembro e janeiro indicam chuvas acima da normalidade nas calhas do Alto Solimões, Alto Rio Negro e Purus. A gente tem o nosso plano de ação juntamente com as comunidades. O prefeito Mateus Assayag pede que todos os anos atualizemos esse plano de ação para dar uma resposta rápida a essas comunidades", informou o secretário Adriano Aguiar.
Texto: Jailson Amazonas - SECOM
Fotos: Sidney Simas - SECOM
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)
Sensação
Vento
Umidade



