As interdições ocorreram após os responsáveis pelos locais não apresentarem documentação para funcionamento

Foto: Victor Levy/SSP-AM
Cerca de 13 bares, adegas e estabelecimentos similares foram fiscalizados entre a noite de sexta-feira (07/11) e a madrugada deste sábado (08/11), durante a Central Integrada de Fiscalização (CIF), coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), em Manaus. A ação resultou na interdição de três locais por irregularidades, dentre elas falta de documentação para funcionamento e a presença de adolescentes.
O delegado Marcos Arruda, titular do 11º Distrito Integrado de Polícia (DIP), informou que a CIF contou com a presença de órgãos estaduais e municipais para vistoriar irregularidades em bares e adegas das zonas norte, oeste e centro-sul de Manaus.
“Foram realizadas atividades, como dito, de fiscalização em diversos estabelecimentos, dos quais alguns foram lacrados. Também foram verificadas as regularidades de funcionamento desses locais. Houve, ainda, fiscalização quanto à presença de menores e à busca por possíveis irregularidades”, disse o delegado.

Foto: Victor Levy/SSP-AM
Em um estabelecimento localizado no bairro Cidade Nova, zona norte da capital, agentes do Juizado da Infância e Juventude Infracional (JIJI) flagraram uma adolescente no local. A menor foi orientada e retirada do ambiente pelos servidores.
Ainda durante a CIF, três estabelecimentos situados na zona norte foram interditados por fiscais da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), por não possuírem a documentação necessária para funcionamento. Em um dos locais, agentes da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) também identificaram a presença de menores, que receberam orientações e foram retirados.
A auditora fiscal da Semef, Perpétua Basílio, explicou que os três estabelecimentos foram interditados por não apresentarem nenhuma documentação exigida, tanto pela secretaria quanto por outros órgãos de fiscalização.


“Tivemos que interditar em razão de não possuírem documentação da Semef nem dos demais órgãos. Na verdade, não tinham nada para apresentar. Então, essa foi a única saída que nós tivemos”, destacou a auditora.
Além disso, dois bares fiscalizados nos bairros Monte das Oliveiras e Parque 10 tiveram o fornecimento de energia elétrica suspenso.
Efetivo


Além da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), participaram da Central Integrada de Fiscalização (CIF) a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil (PC-AM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) e Secretaria Executiva Adjunta de Gestão Integrada (Seagi).
Também estiveram presentes a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Juizado da Infância e Juventude Infracional (JIJI), Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e a Guarda Municipal e Amazonas Energia.
Sensação
Vento
Umidade



