A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS União), promoveu, nesta quinta-feira (6), uma atividade especial de integração e valorização cultural com os idosos do Núcleo de Convivência “Mãe Palmira”.
Mais de 30 participantes vivenciaram uma tarde de aprendizado, lazer e afeto durante a visita à Casa da Cultura “Mestre Jair Mendes”, um dos principais espaços de preservação da arte e da memória parintinense. O encontro foi marcado por sorrisos, lembranças e histórias que reforçaram o sentimento de pertencimento e a importância da cultura na vida dos idosos.
Durante a visita, os participantes conheceram o acervo histórico da Casa da Cultura, relembraram momentos marcantes da trajetória de Parintins e compartilharam experiências pessoais. A atividade também estimulou o convívio social, o fortalecimento de vínculos e o despertar cognitivo, promovendo o bem-estar físico e emocional dos idosos.
“Tudo mudou. Inclusive esse prédio, que há muitos anos foi construído, mas ficou parado. Hoje vejo tudo muito bonito. É a primeira vez que venho aqui e me sinto muito feliz”, relatou, emocionada, Maria Eloísa Sousa, usuária do Núcleo “Mãe Palmira”.
Para a gestora da Casa da Cultura, Fernanda Butel, a visita representa um resgate importante da identidade cultural do município. “Para nós é uma honra receber nossos idosos para que revivam um pouco da sua história aqui, neste espaço que é um marco da gestão do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves. Estamos sempre de portas abertas para acolhê-los”, afirmou.
A ação integra as políticas públicas de valorização da pessoa idosa desenvolvidas por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), fortemente incentivadas na gestão do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves, que vêm ampliando o acesso a atividades culturais, educativas e recreativas no município.
De acordo com a psicóloga do CRAS União, Alessandra Sousa, o objetivo principal foi estimular o lado cognitivo e emocional dos idosos. “O passeio proporcionado aos idosos teve como foco o despertar das memórias e lembranças por meio da vivência em cada canto da Casa da Cultura, conciliando o psicossocial com suas histórias de vida”, destacou.
Com iniciativas como esta, a Prefeitura de Parintins reafirma seu compromisso com o envelhecimento ativo, a inclusão social e o respeito às trajetórias de vida das pessoas idosas, garantindo não apenas direitos, mas também oportunidades de convivência, aprendizado e qualidade de vida.
Texto: Gabrielle Fonseca – Semasth/SECOM
Fotos: Pitter Freitas – Semasth/SECOM
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)
Sensação
Vento
Umidade



