E-mail

contato@site092.com

WhatsApp

(92) 999283-XXXX

Calhau-ApexBrasil
Amazonas

Mais de 2 mil alunos da rede estadual do Amazonas participam do “Aulão na Rede” 2025

No primeiro dia, foram realizadas mais de três horas de revisão dos conteúdos que serão cobrados no Enem...

05/11/2025 11h42
Por: Redação
Fonte: Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

No primeiro dia, foram realizadas mais de três horas de revisão dos conteúdos que serão cobrados no Enem

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Em mais um ano de parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar e a Rede Amazônica, mais de 2 mil alunos da rede estadual estiveram presentes no primeiro dia da revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) proporcionada pelo “Aulão na Rede”, na terça-feira (04/11). O aulão, que continua nesta quarta-feira (05/11), reúne estudantes de escolas estaduais da capital amazonense de todas as Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs), além da transmissão ao vivo, pelo site do G1 Amazonas, para discentes do interior do estado.

No próximo domingo (09/11), mais de 42 mil estudantes da rede estadual de ensino do Amazonas vão participar do primeiro dia do Enem, que terá como conteúdo a redação dissertativo-argumentativa, 45 questões de Linguagens e Códigos, que inclui Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira, além de 45 questões de Ciências Humanas, que inclui Geografia, História, Filosofia e Sociologia. E foi com essas disciplinas que os professores do Aulão na Rede trabalharam nesta terça-feira.

De acordo com a secretária executiva adjunta da Capital, da Secretaria de Educação, Edilene Pinheiro, a atividade é uma entre as várias ações especializadas nos vestibulares que alcançam os alunos da rede estadual, e a presença dos estudantes se torna possível graças ao esforço dos professores em proporcionar uma nova experiência de aprendizado aos estudantes.

“É muito importante a participação dos nossos estudantes no Enem. Hoje, nós estamos aqui com o futuro do nosso estado, e a Secretaria de Educação apoia todas as ações que ajudam a desenvolver ainda mais o conhecimento dos nossos alunos”, ressaltou a secretária.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Construindo sonhos

As notas do Enem podem ser usadas para concorrer a uma vaga em instituições públicas de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou uma bolsa de estudo em faculdades privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), ou por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes de escolas públicas têm direito a concorrer às vagas ofertadas pela Lei de Cotas: pelo menos metade das vagas de cada curso das instituições públicas é destinada a candidatos que estudaram na rede pública durante todo o Ensino Médio.

Presente no primeiro dia do Aulão na Rede, a estudante Ana Clara Machado, 18, tem o sonho de se tornar psicóloga. Aluna da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Senador Petrônio Portella, zona centro-oeste de Manaus, ela conta com a ajuda de simulados realizados na escola para concretizar o sonho de ingressar no ensino superior.

“Eu venho me preparando desde a 1ª série do Ensino Médio, quando comecei a estudar, a fazer meus próprios resumos, principalmente a redação que é uma parte que eu gosto muito, e quando ingressei na Escola Petrônio Portella isso só se intensificou, porque tive ótimos professores que sempre estão apoiando a gente, e tentando melhorar mais ainda a didática”, compartilhou.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

A aluna Agatha Raniele Ribeiro, 18, que também estuda na EETI Senador Petrônio Portella, tem, desde a infância, o desejo de se tornar médica para contribuir com a saúde pública. A estudante afirmou que se prepara para as provas dos vestibulares com auxílio do método de fixação de conteúdo, e que a revisão realizada no Aulão na Rede se torna útil para se familiarizar com as questões do Enem.

“A minha preparação para o Enem está sendo feita por meio de estudos em casa, e na escola com a ajuda dos professores qualificados que estão sempre disponíveis para nos ajudar com questões que a gente não consegue resolver e com aulões realizados na escola”, enfatizou Agatha.

O estudante Cleudimar Ferreira, 18, do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Garcitylzo do Lago e Silva, localizado no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus, também ficou feliz pela oportunidade de participar da revisão. O aluno deseja ingressar no curso de Letras Espanhol.

“Na minha escola os professores dão palestras, simulados e apoio aos alunos que têm dificuldades nas áreas que são cobradas nas provas”, destacou o aluno.

O segundo dia de aulão, na tarde desta quinta-feira, visa as disciplinas de Matemática e Ciências da Natureza, e acontece no Centro de Convenções Manaus Plaza Shopping.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários