Profissionais da rede municipal de saúde e de segurança pública participaram, na sexta-feira, da capacitação “Atendimento Intersetorial à Crise em Saúde Mental”, ministrada pela psiquiatra Silvia Nery, no auditório do Senac Parintins. O evento foi promovido pela Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da Coordenação de Saúde Mental, reunindo diferentes instituições que compõem a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município.
A atividade contou com a presença de representantes do Hospital Jofre Cohen, Serviço de Resgate, UPA, CAPS II, CAPS AD, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, entre outros setores que integram o atendimento de urgência e emergência em saúde mental. O vereador Fábio Cardoso também participou do encontro, representando o Poder Legislativo.
A psiquiatra Silvia Nery destacou que esta foi a segunda edição do curso, parte de uma estratégia de educação continuada voltada para o atendimento de emergências psiquiátricas no próprio município, evitando a necessidade de transferências para Manaus. “É fundamental que as equipes estejam continuamente atualizadas. Trouxemos profissionais com experiência em enfermagem e atendimento a pacientes em crise para compartilhar conhecimento. O cuidado em saúde mental é sempre coletivo, e esse alinhamento entre saúde, assistência e segurança pública é essencial”, explicou.
De acordo com a coordenadora de Saúde Mental da Semsa, Maíra Costa, o evento teve como objetivo reunir os profissionais que compõem a RAPS e aprimorar o trabalho conjunto entre os setores que atuam na linha de frente dos atendimentos em crise. Ela explicou que a capacitação buscou fortalecer as equipes no manejo de pacientes que passam por episódios de desestabilização psíquica. “Reunimos toda a rede de atenção psicossocial que atua em urgência e emergência, como Bombeiros, UPA, Hospital Jofre Cohen e a Segurança Pública. Esses profissionais fazem o suporte direto ao paciente em saúde mental, que precisa de um atendimento especializado quando entra em crise. Esse curso, junto com a nossa psiquiatra, veio para capacitar ainda mais os profissionais e aprimorar a qualidade do serviço prestado”, afirmou.
Segundo o vereador Fábio Cardoso, a gestão Municipal tem promovido capacitações que mostram o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial e valorização da formação contínua dos profissionais que atuam junto à população
A diretora do CAPS II, Doricy Ribeiro, ressaltou a importância do momento para fortalecer a humanização no atendimento. Segundo ela, o curso permitiu rever protocolos de urgência e emergência e reforçar a importância de olhar para o cuidado integral. “Geralmente as atenções se voltam apenas ao corpo, e a mente acaba sendo deixada de lado. Essa integração de toda a rede é fundamental para mudar essa realidade”, disse.
Já o diretor do CAPS AD, Beto Pessoa, avaliou que a capacitação representa um avanço no atendimento intersetorial. “O CAPS não consegue atuar sozinho em momentos de crise. Precisamos do apoio do hospital, dos bombeiros, da Polícia Militar e do resgate. Essa formação vai ajudar a alinhar o fluxo do paciente em crise — quem acolhe, como acolher e para onde encaminhar — fortalecendo a rede e garantindo mais segurança a todos”, afirmou.
Texto e fotos: Márcio Costa - SEMSA/SECOM
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)
Sensação
Vento
Umidade



