 
 O município de Parintins promove neste sábado (01/11) a segunda etapa do Mutirão de Eletrocardiogramas, que acontece no Centro de Telemedicina de Parintins. A ação da Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) tem como objetivo agilizar a realização de exames, reduzir filas e garantir mais rapidez no atendimento dos pacientes que aguardam avaliação cardiológica para procedimentos cirúrgicos e acompanhamento clínico.
Na primeira etapa do mutirão, realizada no sábado passado, mais de 50 pacientes foram atendidos de forma organizada e sem aglomerações. Em dois finais de semana, serão mais de 100 pacientes alcançados.
O diretor do Centro de Telemedicina, Rafael Prado, destacou que o mutirão foi planejado de forma estratégica para evitar longas esperas e proporcionar conforto à população. “Neste sábado realizamos a primeira parte do mutirão e, no próximo fim de semana, teremos mais exames disponíveis para a população. O agendamento foi feito pelo PAC e organizado pela Semsa para evitar filas e o acúmulo de pessoas. Cada paciente vem no seu horário certinho, faz o exame e logo pode voltar para casa. É rápido, eficiente e facilita muito a vida de quem precisa do atendimento”, explicou.
Segundo ele, a principal demanda atual vem de pacientes que necessitam de avaliação pré-operatória. “Estamos com uma grande oferta de cirurgias em diversas áreas, como ginecologia, urologia e oftalmologia. Os médicos solicitam o eletrocardiograma como parte do risco cirúrgico, e esse mutirão vem justamente para suprir essa demanda. Assim, o paciente não precisa esperar muito tempo e não corre o risco de vencer os exames antes da cirurgia”, completou Rafael.
O senhor Adalberto Esteves, 72 anos, foi um dos pacientes atendidos no mutirão e elogiou a organização e o atendimento da equipe. “Foi mil! Valeu mesmo pela atenção, todos muito eficientes. O exame foi rápido, gostei bastante. Desde a marcação até o dia do exame foram só oito dias. Fui atendido pelo gastro, e tudo correu muito bem. Estão de parabéns”, destacou o paciente, satisfeito com a agilidade do processo.
Segundo o secretário de saúde, Clerton Rodrigues, a ação faz parte do conjunto de medidas adotadas pela gestão do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves para fortalecer a rede municipal de saúde e garantir atendimento de qualidade a todos os parintinenses.
Texto: Márcio Costa – SEMSA/SECOM 
Fotos: Rafael Prado
E-mail: [email protected] 
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)
Sensação
Vento
Umidade



