A pasta garantiu um dos direitos fundamentais do Estatuto da Criança e do Adolesente (ECA): brincar
Foto: Lincoln Ferreira e Lucas Santiago/Sejusc
Sorrisos, alegria e muita brincadeira. Assim foi a noite de crianças e adolescentes assistidas por Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que se divertiram, na quarta-feira (22/10), no Parque de diversões FunPark, localizado na zona norte da capital. A atividade foi idealizada pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) beneficiando cerca de 1.500 crianças e adolescentes.
Foto: Lincoln Ferreira e Lucas Santiago/Sejusc
“A Sejusc está aqui para garantir mais um direito fundamental do ECA [Estatuto da Criança e Adolescente], que é o direito de brincar, ainda em alusão ao Dia das Crianças. O FunPark é um parceiro nosso de sempre e está sempre com a gente permitindo que a gente possa, juntos, garantir esse direito”, pontuou a secretária de direitos de crianças e adolescentes da Sejusc, Rosalina Lôbo.
No total 35 instituições que trabalham crianças e adolescentes foram selecionadas para participarem da atividade. Entre as intuições estava o público assistido pelo Movimento Comunitário Vida e Esperança (MCVE), que atua com crianças e adolescentes em situação de risco social ou vulnerabilidade, sem distinção de raça, religião ou história.
Foto: Lincoln Ferreira e Lucas Santiago/Sejusc
A monitora da Instituição, Wanderlice Solartes, reforça a importância de atividades como essas na qualidade de vida de quem precisa. “É muito significativo levar as crianças a um local que não é acessível para elas. Então estar aqui é um sonho realizado para cada uma, ter a oportunidade de brincar e se divertir em um espaço tão bonito e tão propício e assim proporcionar o sorriso às crianças nesse momento tão importante de vulnerabilidade social é algo que alegra e ativa as crianças”, ressalta.
Foto: Lincoln Ferreira e Lucas Santiago/Sejusc
Jaqueline Nogueira, gerente de promoção de direitos da criança e adolescente da Secretaria Executiva de Direitos da Criança e Adolescente (Sedca), enfatiza que a Sejusc busca garantir os direitos essenciais desse público. “Nosso público-alvo são as crianças acompanhadas pelas associações da sociedade civil na cidade de Manaus. Estamos aqui, aproximadamente, com 1.500 crianças sendo oportunizadas nesse dia de brincar e reviver esse momento de infância saudável”, reforça.
Direito a brincar
O direito de brincar está previsto no Artigo 16 do ECA, que fala sobre o direito à liberdade. Esse artigo garante que toda criança e adolescente têm o direito de brincar, praticar esportes e se divertir.
Além disso, esse direito está ligado ao que diz o Artigo 15, que assegura o direito à liberdade, ao respeito e à dignidade, condições fundamentais para o desenvolvimento físico, mental, moral e social da criança e do adolescente, garantidos na Constituição.
Sensação
Vento
Umidade