Os atletas Luiz Gustavo Araújo e Wislander Oliveira, do Badminton, ambos da Escola Municipal Luz do Saber; Luna Clara, do salto em altura do CETI Dep. Gláucio Gonçalves, Thaila Bulcão, do xadrez do Colégio do Carmo e a equipe de handebol feminino da Escola Municipais Charles Garcia, compõem a delegação amazonense que disputam a edição 2025, dos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), realizada de 5 e a 26 de outubro, em Uberlândia, Minas Gerais.
Em solo mineiro, a atleta Luna Clara Souza comenta sobre a expectativa para a disputa nacional. “Estou participando dos jogos brasileiros pela primeira vez, representando o Amazonas e a minha cidade Parintins. Isso pra mim é uma experiência única e muito gratificante. Pra mim chegar até aqui eu tive que treinar muito, com ajuda da minha treinadora. O objetivo é garantir grande resultado para o meu estado e para minha cidade”, enfatiza.
O treinador do handebol feminino da Escola Municipal Charles Garcia, Márcio Santos, destaca a preparação da equipe. “No feminino, o município participa de forma inédita, e a preparação da nossa equipe foi intensa e o trabalho realizado a nível de brasileiro mesmo, junto com o professor Rian Kayke. Afirmo que elas estão prontas e estamos confiantes em um resultado positivo para o nosso município e o nosso estado nesses jogos nacionais”, ressalta.
Márcio Santos enaltece o apoio do poder municipal na realização de um sonho com a participação do handebol feminino nos JEBs. “Quero agradecer ao prefeito Mateus Assayag, pelo apoio com as nossas despesas de ida e retorno para representar o nosso estado nos Jogos Escolares Brasileiros, porque sem esse apoio não realizaríamos o sonho dessas meninas que participam dessa competição pela primeira vez”, conclui o treinador.
Apoio Logístico
Os Jogos Escolares Brasileiros são voltados a estudantes de 12 a 14 anos com disputas em 17 modalidades. Nesta edição, Parintins tem a maior participação de sua história, com uma delegação de 17 pessoas sendo 02 atletas da rede estadual, 12 atletas da rede municipal e 3 professores.
“Essa participação histórica é o resultado de muito trabalho do prefeito Mateus Assayag e da vice Vanessa Gonçalves, que tem investido na valorização do esporte e no fortalecimento das atividades esportivas nas escolas do município. Em nome da Prefeitura, desejo sucesso aos atletas e reafirmo o compromisso da gestão municipal em continuar incentivando no esporte como ferramenta de transformação e desenvolvimento social”, afirma o secretário de esporte, Luan Cavalcante.
Participação
A dupla do Badminton parintinense, comandada pela professora Sheila Pinheiro, participou no primeiro bloco de competições e chegou até as quartas de finais. No atletismo, Luna Clara, do atletismo, participa no sábado, 18, e Thaila Bulcão, do xadrez, no domingo, 19, ambas pertencentes ao bloco três. No dia 19, o handebol feminino compete no período de 21 a 26, pertencente ao último bloco de disputa.
A delegação amazonense participa desta edição do JEBs com 252 integrantes, entre atletas, técnicos e dirigentes. O evento a nível nacional reúne mais de 5 mil estudantes-atletas de escolas públicas e particulares de todo o país e é organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) em parceria com a Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).
Texto: Kedson Silva – SEMJEL/SECOM
Fotos: Francisco Cabral – SECOM e Divulgação
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)
Sensação
Vento
Umidade