Para fechar com chave de ouro a semana especial de inaugurações, a Prefeitura de Parintins prepara a inauguração da Casa da Cultura na noite deste sábado (18), às 19h, na Avenida Nações Unidas, próximo ao Bumbódromo. O espaço modernizado irá reunir educação, arte e diversas manifestações folclóricas e culturais do município, tornando-se um novo cartão postal da cidade.
A Casa da Cultura Alzira Saunier era um prédio inacabado da biblioteca municipal Vera Lúcia Simplício, abandonado durante os anos de 1996 e 1997. Agora em 2025, na gestão do prefeito Mateus Assayag e vice-prefeita Vanessa Gonçalves o complexo é revitalizado e será entregue a população parintinense.
"Vai ser, sem dúvida nenhuma, um marco histórico, porque é um prédio há trinta anos ou mais naquelas condições, sendo palco de várias coisas ruins e o nosso governo resgata esse prédio e mais do que isso, resgata a história da cultura de Parintins como espaço destinado as mais diversas manifestações folclóricas e culturais", disse o prefeito Mateus Assayag.
Complexo Casa da Cultura
"A organização espacial da Casa da Cultura foi definida em zonas de uso público, administrativo e técnico. No uso público, há duas salas de exposições, uma pinacoteca, uma sala de literatura, um salão de eventos e um auditório com camarim e banheiros. A zona administrativa inclui salas de direção, administrativas e para audiovisual. Externamente, há dois containers destinados a três tipos de alimentação, além de uma praça arborizada e iluminada", informa a secretária de projetos e desenvolvimento, Nathana Menezes.
Para prefeito Mateus Assayag a Casa da Cultura é mais do que contar a história do município, ela carrega a esperança e futuro das novas gerações e destaca três espaços especiais. "Teremos uma galeria de arte, pra que nossos artistas tenham oportunidade de expor e comercializar seu material. Nós vamos ter um espaço dedicado pra literatura cultural, audiovisual e espaço de teatro, dança, palestras e seminários. Vai ser um verdadeiro local de encontro dos atores culturais, dos fazedores de cultura e, principalmente, dos amantes da cultura de Parintins", afirma Assayag.
A secretária de cultura e economia criativa, Rozenilce Santos, afirma que a nova estrutura vai beneficiar o povo parintinense. "É o momento de celebra com a nossa população, com nossos fazedores de cultura, aonde terão espaço em que a cultura será democratizada e, a partir de agora, terão como acesso à cultura da nossa cidade", destaca.
Participarão da solenidade de inauguração da Casa da Cultura os senadores Omar Aziz e Eduardo Braga, deputado federal Saullo Vianna, deputada estadual Mayra Dias e demais autoridades públicas.
Texto: Jailson Amazonas - SECOM
Fotos: Júnior Preto - SEPRO/SECOM
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)
Sensação
Vento
Umidade