Fortalecendo o empreendedorismo, a Prefeitura de Parintins, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), realizou nesta segunda-feira (29) aula inaugural dos cursos profissionalizantes de Bolo Artísitico e preparo de salgados para 50 mulheres usuárias do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Vila Amazônia.
O prefeito Mateus Assayag, a vice-prefeita Vanessa Gonçalves, vereadores e a secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Zeila Cardoso, participaram da abertura, juntamente com comunitários que compartilham desta iniciativa que busca geração de emprego, renda e autoestima.
Encarando de frente os desafios na geração de emprego e renda, Mateus Assayag lembrou que de janeiro até setembro já são mais de 250 pessoas em qualificação profissional. “Estamos buscando soluções e qualificar as pessoas é uma delas, em parceria com o Senac uma instituição com credibilidade”, ressaltou o prefeito, anunciando a construção do novo CRAS na região.
A vice-prefeita Vanessa Gonçalves agradeceu a parceria com o Senac, que faz a diferença na vida das pessoas. “Nós estamos cada vez mais próximos da população. Queremos sempre o bem estar das pessoas. Daqui para frente vocês terão muitos clientes”, enfatizou.
A moradora da Vila Amazônia, Karliane Freitas, vive a expectativa de iniciar o curso para adquirir conhecimento e renda para a família. “Que venham outros cursos, minha renda vai aumentar. Essa é minha expectativa”, destacou.
A dona de casa, Maria da Assunção, que já participa de oficinas de artesanato e costura agora vai aprender a fazer bolos artísticos e salgados. “Eu gosto de ganhar dinheiro e tudo que vem para o CRAS, aprovo essa iniciativa”, comemorou.
A supervisora do Senac, Auxiliadora Teixeira Batista, incentivou as alunas a concluírem o curso que será de duas semanas. “Os cursos tem custos elevados e estão acontecendo com a logística da Prefeitura de Parintins e temos perspectivas de desenvolvimento social e econômica em Vila Amazônia. Com esses cursos a gente espera que as pessoas vendam e mudem de vida” apoiou.
Segundo a secretária Zeila Cardoso, a Vila Amazônia já possui cursos em andamento: Cuidador de Idoso e Infantil, Porteiro e Vigia, Bartender e Maquiador. “A gestão acolheu a qualificação profissional como pilar de desenvolvimento da cidade e na Vila que está recendo o compromisso de Mateus e Vanessa”, concluiu.
Texto: Josene Araújo – SEMASTH/SECOM
Fotos: Pitter Freitas
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)
Sensação
Vento
Umidade