Com foco na efetivação de políticas públicas ao setor primário, conforme o plano de governo da gestão do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves, com dotação orçamentária, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) tem nova diretoria a partir desta segunda-feira, 29 de setembro. O secretário municipal de produção rural, Tião Teixeira, assumiu como presidente do órgão colegiado autônomo, de caráter permanente, consultivo, deliberativo e de aconselhamento, criado pela Lei 007/2000.
A finalidade do Conselho é estabelecer diretrizes e prioridades para as políticas de desenvolvimento das atividades agropecuárias, agroextrativistas, agroflorestal, pesca e aquicultura, cujo o objetivo é proporcionar meios para assegurar aos produtores rurais e agricultores familiares das áreas de várzea ou terra firme, condições de trabalho e de mercado aos produtos, rentabilidade nos empreendimentos e a manutenção da boa qualidade de vida das famílias no âmbito socioeconômico e ambiental.
A escolha da nova diretoria do CMDRS, para dois anos de mandato, ocorreu em reunião no Auditório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O vice-presidente é Marcos da Luz, presidente da Colônia de Pescadores Z-17 de Parintins, o primeiro secretário André Melo, professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e o segundo secretário Jeferson Rosas Hauradou, presidente do Conselho dos Assentados da Gleba Vila Amazônia.
O encontro definiu a homologação de novas instituições no conselho: a Associação Agriguarani do Rio Uaicurapá, a Cooperativa do Caburi, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Centro de Educação Tecnológica do Estado do Amazonas (Cetam). O CMDRS tem assento de representantes, titulares e suplentes, de 12 instituições da sociedade civil e de 12 instituições públicas. “Vamos alinhar com o colegiado todas as políticas públicas estratégicas para colocarmos as ações em prática”, afirmou o novo presidente.
Os membros do CMDRS discutiram a realização da 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário; a homologação das instituições para compor a Comissão Local de Organização da Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável do Baixo Amazonas; a viabilização do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (sancionado pelo ex-prefeito Bi Garcia no dia 14 de março de 2024) e a atualização do Regimento Interno do CMDRS.
Texto e foto: Gerlean Brasil – SECOM
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)
Sensação
Vento
Umidade