Foto:Diego Peres/Secom, Amanda Postigo/SEPcD e Mauro Neto/Secom
Por meio das ações itinerantes do Governo do Amazonas, cinco pessoas com deficiência foram contempladas nesta sexta-feira (12/09), no município de Novo Airão (distante 115 quilômetros de Manaus), com serviços de apoio à mobilidade com a doação de cadeiras de rodas adaptadas. O equipamento assegura acessibilidade e dignidade às pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade por meio do programa “Inclusão sobre Rodas”.
Para a mãe atípica, Nidalva de Oliveira, de 50 anos, o benefício é de grande ajuda. Nascidos com paralisia cerebral, seus dois filhos, Erismar Santos, de 16 anos e José Henrique Santos, de 13 anos, agora têm cadeiras adaptadas de acordo com suas especificidades.
Agradecida, ela comentou que estava há um ano esperando as cadeiras, tendo que carregar seus filhos para poder sair de casa, mas que agora a entrega irá ajudar. “Para eu sair eu tinha que carregar eles para todo canto, mas agora vai melhorar. A gente pagava transporte para levá-los, para ir ao posto, UBS, tudo eu pagava e agora vai ajudar muito, principalmente para passear, mas até para almoçar em casa. Eles sentavam no meu colo para comer direito, agora terão as cadeiras”, explicou a mãe.
Foto:Diego Peres/Secom, Amanda Postigo/SEPcD e Mauro Neto/Secom
Coordenada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD), as cadeiras de rodas contemplam cidadãos em vulnerabilidade social, baixa locomoção e PcDs da cidade, por meio do programa “Inclusão sobre Rodas”.
De acordo com a secretária da SEPcD, Selma Banes, a ação leva mais que acessibilidade para o cidadão, leva dignidade. “O Governo está levando acessibilidade para os municípios, e agora chegou em Novo Airão com serviços de inclusão para a população. Isso é essencial, pois reforça a dignidade e o respeito dessas famílias atípicas também”, complementou.
Sensação
Vento
Umidade